Fernando Adão da Fonseca, Presidente do Fórum para a Liberdade da Educação, escreveu ontem no Público um excelente texto sobre cidadania, democraia, liberdade, progresso e justiça social. Uma lufada de ar fresco. Reitor
O senhor esqueceu-se de muita coisa, por exemplo: Escolas a competir pela qualidade, mas para onde vão os alunos com dificuldades de aprendizagem? de famílias disfuncionais? Desmotivados? Faz-se como nas privadas actuais... mandam para as públicas, ou nem chegam a entrar, aqueles que dão problemas??? Escolher escolas? Aqui a escolas estão afastadas 40 Km? O senhor pensa que Lisboa é Portugal???
Sr. Manuel. Não! Acho que não sou eu que me esqueço. As escolas, hoje, competem umas com as outras, no locais onde existem duas ou mais. Nos dias de hoje, os alunos, ou melhor, alguns alunos, não entram nas escolas públicas que querem, seja porque não há vaga de facto, seja porque os directores dizem que não há vaga (como sabe, ninguém vai verificar as declarações do director...) Os alunos com dificuldades de aprendizagens frequentam as escolas públicas ou, querendo, as escolas provadas. Os alunos desmotivados para o estudo devem ir trabalhar. Se estiverem dentro da escolaridade obrigatória estudam desmotivadamente... Os alunos com famílias "disfuncionais" estão feitos. Sofrerão sempre esse trauma, frequentem as escolas públicas ou provadas. Se as escolas estão afastadas 40 km os alunos, quaisquer que sejam terão dificuldades em a frequentar.
O senhor esqueceu-se de muita coisa, por exemplo:
ResponderEliminarEscolas a competir pela qualidade, mas para onde vão os alunos com dificuldades de aprendizagem? de famílias disfuncionais? Desmotivados? Faz-se como nas privadas actuais... mandam para as públicas, ou nem chegam a entrar, aqueles que dão problemas???
Escolher escolas? Aqui a escolas estão afastadas 40 Km? O senhor pensa que Lisboa é Portugal???
Teóricos de alcofa...
Sr. Manuel.
ResponderEliminarNão! Acho que não sou eu que me esqueço.
As escolas, hoje, competem umas com as outras, no locais onde existem duas ou mais.
Nos dias de hoje, os alunos, ou melhor, alguns alunos, não entram nas escolas públicas que querem, seja porque não há vaga de facto, seja porque os directores dizem que não há vaga (como sabe, ninguém vai verificar as declarações do director...)
Os alunos com dificuldades de aprendizagens frequentam as escolas públicas ou, querendo, as escolas provadas.
Os alunos desmotivados para o estudo devem ir trabalhar. Se estiverem dentro da escolaridade obrigatória estudam desmotivadamente...
Os alunos com famílias "disfuncionais" estão feitos. Sofrerão sempre esse trauma, frequentem as escolas públicas ou provadas.
Se as escolas estão afastadas 40 km os alunos, quaisquer que sejam terão dificuldades em a frequentar.
Experiência de vida...