Venha lá o Fénix 1 - … é sustentável que se defenda uma
intervenção no sentido de substituir, pelo menos parcialmente, a prática da
retenção por medidas de combate ao insucesso, as quais poderão revelar-se mais
eficazes e menos dispendiosas do ponto de vista da utilização de recursos
Chumbar compensa - Diversos estudos indiciam, no entanto,
que, a curto prazo e em anos mais avançados na escolaridade, em alguns casos,
os efeitos da retenção podem induzir alguma melhoria no desempenho académico,
embora temporária e de reduzida expressão.
Chumbar prejudica - Apesar dos estudos, investigações
nacionais e internacionais e indicadores referirem a retenção como uma medida
ineficaz e ineficiente, a cultura de retenção, ou seja, a “crença comum de que
a repetição de um ano é benéfica para a aprendizagem dos alunos”
(EACEA/Eurydice, 2011), está patente na sociedade portuguesa, em particular na
cultura escolar
Conversa de café - Com efeito, é recorrente a ideia da
retenção como sinónimo de exigência, qualidade das aprendizagens em oposição a
um sistema “facilitista”, fomentador do desleixo, da promoção de ano sem
aprendizagem
Cá está um novo paradigma: a Transição Responsável - a transição responsável de
alunos com baixo rendimento escolar acarreta uma maior exigência, uma vez que
pressupõe, por parte de todos os intervenientes, um esforço acrescido no
desenvolvimento de estratégias e medidas de apoio e reforço das aprendizagens
Venha lá o Fénix 2 - Estes argumentos conduzem-nos no
sentido de uma mudança da cultura de retenção para o investimento em programas
contextualizados de combate ao insucesso e de melhoria das condições de ensino
e aprendizagem, num quadro de baixo rendimento escolar
Precisamos de um Fénix que dê respostas aos diversos estágios de desenvolvimento sexual - É possível constatar que a taxa de retenção difere em função do
sexo, com maior incidência nos homens, que se vai agravando ao longo da
escolaridade, com particular evidência no 2.º ciclo
E de um outro Fénix para o pré-escolar - Assim, a determinação e aplicação de medidas específicas para prevenção e intervenção aos primeiros sinais de dificuldades, nomeadamente no último ano do pré-escolar e nos dois primeiros anos de escolaridade, parecem ser as formas mais eficazes de combate ao insucesso
E de um outro Fénix para o pré-escolar - Assim, a determinação e aplicação de medidas específicas para prevenção e intervenção aos primeiros sinais de dificuldades, nomeadamente no último ano do pré-escolar e nos dois primeiros anos de escolaridade, parecem ser as formas mais eficazes de combate ao insucesso
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