Tenho a sensação que... - Regista-se, ainda, que existe uma maior probabilidade de retenção de
alunos com piores condições socioeconómicas, bem como de alunos provenientes de
países estrangeiros. Tal constatação permite-nos inferir que a aplicação da
medida da retenção poderá agravar as situações de iniquidade no sistema
educativo
O ethos também se contamina - Sabe-se, ainda, que a retenção potencia
comportamentos indisciplinados, fruto de uma baixa autoestima, desenquadramento
em relação à turma de acolhimento, o que dificulta, ainda mais, a aprendizagem.
Esta situação favorece, ainda, a emergência de alunos com lideranças
divergentes da cultura escolar, que contaminam os pares e o ethos das turmas
Delírio sem freio - Assim, embora na sua génese a retenção tenha como pressuposto a criação de uma oportunidade adicional para a melhoria das capacidades e do nível de aprendizagem dos alunos, esta comporta problemas de equidade e de igualdade de oportunidades e tem um efeito negativo (no máximo nulo) como medida pedagógica, não só em termos de desempenho, mas também em termos afetivos e comportamentais
Sem comentários:
Enviar um comentário