quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Diz-se Que o CNE Quer Acabar Com Os Exames

A recomendação do CNE recomenda-se.

Chamem os tipos da EPIS que eles resolvem - Adicionalmente, dentro das regiões registam-se zonas, comunidades e escolas com valores de retenção diferentes, o que implica a necessidade de se conhecer os contextos, de forma a promover programas de combate ao insucesso com a mobilização de recursos e profissionais adequados ao seu desenvolvimento
O defeito não está nas calças … - O quadro normativo que enquadra as condições de transição em vigor em Portugal é semelhante ao da maioria dos países europeus, que apresentam taxas de retenção significativamente mais baixas. Desta forma, poder-se-á concluir que as elevadas taxas de retenção não decorrem do enquadramento legal...

Afinal, o defeito está nas calças … - O carácter restritivo das condições de transição, previstas no enquadramento legal dirigido ao ensino básico, revela-se contraproducente…

Fim dos exames 

É possível, ainda, constatar que a tendência de descida da retenção é quebrada aquando da introdução de provas de avaliação externa – exames e provas finais
O foco e a importância atribuída aos resultados dos exames e provas finais, para além de potenciar o aumento da taxa de retenção – evidente na análise dos dados estatísticos.



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