domingo, 20 de março de 2011

Ventos De Mudança - Pelo Menos, Vinte Boas Ideias Para a Educação e a Escola

1 - A educação faz parte do núcleo de funções essenciais que o Estado não pode deixar de assegurar.
2 - A educação é um serviço público
3 - A educação é, necessariamente, universal e obrigatória, excepto no Pré-escolar. (e no superior, diria eu)
4 - A educação é um serviço público mas não tem de ser prestada,  
5 - O Estado deve assegurar a existência de uma rede de escolas de oferta pública
6 - Para ter uma melhor educação, não é absolutamente indispensável afectar mais recursos financeiros à educação. É preciso, isso sim, gerir melhor e mais eficazmente os recursos existentes, eliminando desperdícios e utilizando as capacidades instaladas, evitando duplicações.
7 - Ao aluno compete estudar e ser assíduo.
8 - O aluno deve respeitar a autoridade do professor
9 - O aluno deve ser avaliado, periodicamente, de forma rigorosa e isenta.
10 - Os alunos devem realizar exames nacionais no final de cada ciclo nas disciplinas que estruturam cada curso/ciclo
10 - A partir do 3º Ciclo haverá percursos curriculares alternativos, de cariz profissionalizante,
11 - Acabará a ideia generalizada de que todos os alunos podem faltar sem que tal tenha qualquer consequência para a sua progressão, avaliação ou desempenho.
12 - Defendemos uma política muito activa de prevenção e punição da violência exercida contra professores e demais comunidade educativa, a qual deverá ser punida em termos disciplinares mas também de acordo com a legislação civil e penal e demais legislação aplicável.
12 - Os pais ou encarregados de educação deverão ser especialmente responsáveis pelo cumprimento dos deveres gerais do aluno.
13 - Advogamos que cada família possa escolher, livremente, a escola a frequentar, de acordo com a avaliação global que faça desta, do seu projecto educativo, do corpo docente, ou, simplesmente, de outros factores para a sua preferência.
14 - Defendemos o financiamento da Educação por aluno, transitando a sua verba relativa ao financiamento, para o estabelecimento da sua escolha.
15 - Defendemos que cada escola deve ter um grau significativo de liberdade para escolher o seu projecto educativo, desde que definido no enquadramento normativo de componentes estruturantes aprovado pelo Ministério da Educação.
16 - Defendemos o ensino à distância ou o home-schooling.
17 - As escolas e os agrupamentos devem possuir personalidade jurídica e autonomia plena, com competência pedagógica, financeira e após o concurso de colocação nacional, de contratação de professores, afectos estes a uma área pedagógica e a uma circunscrição territorial.
18 - As escolas devem ser lideradas por um Director de Escola e por um conjunto de órgãos com estrutura simplificada, aberto à sociedade, valorizando o papel dos pais e co-responsabilizando a comunidade, com competências bem definidas.
19 - O Director da Escola deve ser um professor
20 - A avaliação (das escolas) passará a ser elemento objectivo de ranking entre escolas, o que permitirá aos alunos e encarregados de educação uma responsável capacidade de escolha. Este ponto é determinante: só há escolha quando há informação.

AQUI

Reitor

4 comentários:

  1. Competição entre as escolas? Muito mau! Já basta a competição que se instalou entre os professores... Ventos de direita, diria. Estamos feitos!

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  2. Olá Carol.
    A competição sadia entre escolas é boa para as escolas e para a educação: gera melhorias, sabe.
    Aliás, Carol, em bom rigor, as escolas hoje, em que, pelas suas palavras se presume não haver competição, competem e de que maneira. Conheço dois casos aqui perto de agrupamentos de escolas públicas que ligaram a familiares meus em Julho do ano passado, a perguntar porque é que os filhos ainda não se tinham matriculado no 5º ano.
    Aqui há vários agrupamentos e olhe que competem e competem bem pelos alunos.~
    Obrigado pelos seus comentários.

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  3. "A educação é, necessariamente, universal e obrigatória, excepto no Pré-escolar. (e no superior, diria eu)"

    Sou contra os 12 anos de escolas obrigatória. Até aos 14/15 aceito. Poucos países têm 12 anos como querem impingir por cá.

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  4. Também não me agrada a obrigatoriedade a partir do 16 anos.
    A partir dos 16 anos feitos, prefiro a "possibilidade" à "obrigatoriedade".

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