
Venham depressa que acaba amanhã
Reitor
Boas as palavras do Presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares.
Reparem na ironia com que ele fecha a entrevista ao dizer, mais ou menos, que não se perde trabalho nenhum se o modelo de avaliação for para o caixote do lixo.
Ou, retirando-lhe os adjectivos: Desde 2008 que não se saiu do sítio. Que se fez um monte de lixo para deitar fora.
Afinal, um exemplo.
Nem todos são simples,
Nem todos são moços,
Nem todos têm falta de juízo
Reitor
O presidente do Conselho das Escolas acredita que os directores estão a cumprir a lei e que este não é o momento para “suspender o modelo e deixar um vazio – até porque sem avaliação não há progressão”.
A suspensão do actual modelo de avaliação terá de se traduzir:
6.1. Na dispensa de as escolas definirem qualquer calendário para o desenvolvimento de novo ciclo avaliativo e na anulação dos calendários entretanto fixados;
6.2. Na garantia de que todos os docentes serão avaliados no final do ciclo avaliativo que encerra em 31 de Dezembro, p.f., independentemente de terem ou não apresentado proposta de objectivos individuais;
6.3. Na não consideração dos efeitos que decorreriam das classificações de Muito Bom e Excelente, atribuídos ou a atribuir no final do primeiro ciclo avaliativo, quer para concursos, quer para carreira, dada a forma atribulada como decorreu a aplicação do regime de avaliação ao longo desse ciclo;
ReitorNunca faltei à palavra dada e aos compromissos que assumi, em público ou em privado.
Os cargos públicos são efémeros, mas o carácter dos homens é duradouro. Não são os cargos que definem a nossa personalidade, mas aquilo que somos em tudo aquilo que fazemos.O País precisa de reformas, sem dúvida. Mas, mais do que de reformas, o País precisa de um rumo de futuro.
ReitorMulher do futuro será mais gorda e mais baixa
Dentro de dez gerações, a mulher será em média dois centímetros mais baixa e um quilo mais pesada que a mulher de 2009, aponta um estudo da Universidade de Yale. Isto porque as habitantes femininas de baixa estatura têm mais filhos que as mais altas
Para esta especialista existe uma solução para resolver o problema das desigualdades entre alunos."O que falta às escolas é serem verdadeiramente inclusivas".
Leiam o resto aqui que eu já não posso mais."Comecei com AMOR... Cresci com o querer saber mais.... Gostei de saber mais.... Adorei Crescer! Gosto muito mais da Escola agora! Obrigada, professor"!
E o professor retribui...
"Uma das marcas mais incisivas foi o espanto causado pelas minhas assertivas e sinceras afirmações de que os trabalhos que alguns alunos apresentavam estavam muito bem feitos. Sinal de que o nosso sistema de ensino cultiva a mediocridade e se dispensa de elogiar e celebrar quem o merece".
Reitor
Mil euros de salário separam Oeiras e Mondim de Basto.
Pouco mais de 400 quilómetros separam Oeiras e Mondim de Basto, mas a distância entre os dois concelhos é bem maior e mede-se em euros. Em 2007, um trabalhador no concelho de Oeiras ganhava em média 1.585 euros por mês.
E não se fiem. Ao pé do amigo das crianças de Almada, o regedor de Gondomar é um anjinho.
Já faltou mais para o 25 de Abril.
Reitor
CNE diz que há “excesso de liberdade” na Madeira
"Acho que na Madeira não há asfixia democrática mas há excesso de liberdade, porque toda a gente faz o que quer", opina Paulo Barreto da CNE.