segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Favor da Liberdade

Pedro Passos Coelho, que nem sempre acerta, veio hoje num certeiro artigo no “Jornal I”, dizer bastante do que há a fazer para melhorar a educação/escola portuguesa:
1 - A escola ideal deve ser escolhida pelos pais.
2 – O Estado não pode prejudicar os portugueses pelas escolhas que fazem; nem onerá-los excessivamente (pagar duas vezes pelo mesmo serviço) pelas escolhas que fazem.
3 – Os pais devem ter parte activa no serviço público de educação prestado aos seus filhos – seja numa escola pública, seja numa escola privada, digo eu.
4 - A escola deve estar para a comunidade como os filhos estão para a família.
4 – Na escola transmitem-se valores fundamentais e de todos os tempos: a importância do trabalho, a disciplina, o rigor, a criatividade, o respeito pelo outro e a tolerância.
5 – Na escola, o aluno deve ser o centro de toda a actividade, mas o papel primordial do professor deve ser valorizado, promovido e respeitado. O professor deve ser a referência, o interlocutor entre a comunidade e a escola, o guardião em quem confiamos e a quem devem ser dados meios para melhor ensinar e se fazer respeitar.
6 - Por esta razão, a escola ideal deve também ter maior capacidade para escolher os seus professores.
7 – A escola pública deve continuar a ser o grande factor de mobilidade e coesão social como o tem sido desde o 25 de Abril.
8 – A escola abre horizontes, não define caminhos; ensina a pensar e estimula o espírito crítico; promove a liberdade e a responsabilidade como as duas faces da mesma moeda; mostra que só através do trabalho e da inovação podemos melhorar a nossa vida e a dos outros.
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário