domingo, 18 de outubro de 2009

Curiosidades

O Ministério da Educação, na falta de políticas e de resultados sólidos e credíveis foi facilitando exames e inventando projectos, planos e programas.
Todos se sairam bem na televisão e nos jornais...Fazendo-se esquecidos de um facto muito importante em educação: a boa educação é como o azeite, vem sempre ao de cima.
Agora que foram publicados os resultados do exames, convém que se verifique se os tais projectos deram ou não os resultados propalados.
Ainda se mantêm na página do ME dois "projectos "originais de combate ao insucesso escolar. Originais apenas no nome, porque do que se trata mesmo é de organizar turmas de nível à lá socialista.
Esses dois projectos são o TurmaMais e o Fénix.
O primeiro está a ser desenvolvido na Rainha Santa Isabel em Estremoz e o segundo numa Escola Básica mais a norte - a escola de Beiriz.

Vejamos os resultados dos seus alunos nos exames nacionais:

Resultados da Escola Secundária Rainha Santa Isabel
MANTEVE média de 3,3 e subiu 127 posições
2008 - média 3,3, posição 301º
2009 - média 3,3, posição 174º

Resultados da Escola EB2,3 de Beiriz
BAIXOU a média em 3 décimas e baixou 197 posições
2008 - média 3,3, posição 282º
2008 - média 3,0, posição 479º

Portantos e concluindo:
1 - O ME está a gastar recursos importantes (pelo menos dois professores por turma/disciplina) em dois "inovadores" projectos de combate ao insucesso escolar, ahhhhhh, perdoem-me, bocejei.
2 - O ME - socialista, de esquerda, laico e fingido - está a patrocinar e a pagar práticas de segregação de alunos. Os melhores ficam em turmas de bons alunos e os piores vão para os "ninhos" e a "turma a mais".
3 - Os resultados destas tecnologias pedagógicas estão acima destas conclusões.

E o fenómeno não fica por aqui. Já têm 125 seguidores.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário