sábado, 24 de outubro de 2009

Não, Meu Caro, O Resto Não É Pouca Coisa

O Paulo Guinote já disse aqui e aqui o que queria: eliminar divisão da carreira, eliminar quotas e deixar em paz quem não entregou OIs.
Eu penso que é pouco.
O modelo de avaliação do desempenho dos professores foi, que me lembre, o maior ataque que algum dia se fez aos professores portugueses.
Foi um ataque mais abjecto do que todas as declarações raivosas que maria de lurdes rodrigues e os seus secretários de estado, Deus os tenha, proferiram contra os professores, juntas.
Foi o ataque mais nojento, imoral e traiçoeiro que Sócrates se atreveu a fazer contra aqueles que têm uma licenciatura limpa e boas habilitações, obtidas em universidades e escolas superiores decentes.
A avaliação dos professores foi pior, mais injusta, mais violentadora da consciência, da decência e do profissionalismo dos professores que o novo modelo de gestão das escolas, que a divisão da carreira e que as quotas.
E todos sabemos bem porquê.
Porque levaria ao empobrecimento ético de uma classe profissional que, ao correr atrás do falso mérito e da falsa progressão na carreira - ambos travados pelas quotas - não olharia a meios para atingir os "dourados" fins.
As escolas viveriam um clima de cortar-à-faca, desapareceria o trabalho colectivo, desapareceriam as realizações conjuntas, o ciúme e a meledicência campeariam, trair-se-iam amizades e elos profissionais... Desapareceria a escola tal qual a conhecemos hoje.
Se, a este "quadro avaliativo" juntarmos o Director, então sim, é fácil admitir que o direito, a lisura, a transparência e a equidade seriam absolutamente desprezados em muitas escolas do país.
O modelo de ADD, para além de não ser aplicável - como se viu - é demasiado injusto e não é adequado para distinguir o mérito.
Por isso, Paulo, concordo com o que dizes. Aqueles que atingiram o mérito podem emoldurar os diplomas.
O que não podem é querer que esse diploma lhes traga benefícios.
É que há alguns que já estão a polir os diplomas de mérito para os mostrar nos concursos, nas contratações, na candidatura a cargos, na progressão da carreira...
Por isso, Paulo, concordo que não penalizar os que não entregaram OIs é o que interessa.
Não concordo é que os resto seja pouco.
Também é fundamental, de todo o interesse e de inteira justiça, que os diplomas de mérito obtidos com este modelo de avaliação se mantenham, apenas, pendurados nas paredes lá de casa.
É necessário que se revogue o modelo de ADD e se suspendam ad aeternum todos os seus nefastos efeitos.

Quanto à estratégia do Governo, o que está verdadeiramente em causa para os professores - utilizando um cenário porcino - é a matança do porco. Ou se mata ou se fere o porco.
A oposição tem a faca. Saiba espetá-la no sítio certo.
Nota: Não sei se já assitiste a uma matança? Se sim, perceberás, se não, abstenho-me de a decrever aqui por óbvias razões.
Reitor

10 comentários:

  1. Reitor,
    Deixar a discussão centrar-se na avaliação parece um erro táctico que pode ser melhor. ou pior explorado pelo Governo em formação e os seus spin-doctors.

    O modelo de ADD pode ter isso tudo, mas não me parece que esse seja o cume da montanha.

    ResponderEliminar
  2. Ia-me esquecendo, pediram-me 400 caracteres...
    Em 4000 posso tentar explicar melhor. Talvez arranje o engenho, o tempo é que não sei.

    ResponderEliminar
  3. Claro que não podemos centrar a discussão apenas na ADD sob pena de não subirmos ao cume. O cume é o ECD de facto. Mas não pode haver dúvidas de que não basta revogar o modelo de ADD. É preciso também revogar todos os seus efeitos perniciosos. Para trás e para a frente...

    ResponderEliminar
  4. E, já agora, não se esqueçam da alarvidade do Estatuto do Aluno, pois os nossos alunos começaram a perceber para que serve...

    ResponderEliminar
  5. Claro que o ECD é o fundamental! Os sindicatos pareciam gatinhos mansos na altura que precedeu a promulgação. Esperavam-se danos, claro...não resiste e saí de um sindicato a que pertencia desde o início...o SPGL, que neste momento perdeu o norte!

    ResponderEliminar
  6. Ó chefe, já vi que é dos que não quer se avaliado. Quer continuar a progreir com base no tempo. A "mama" acabou. Pode crer que sei que existem bonns professores - a maioria - mas sei, também, que um pequenp grupo, de incompetentes verbera esta e qualquer avaliação. Você faz coro com eles. Só não seu se é por incompetência se por obrigação de agitador profissional...

    ResponderEliminar
  7. Ó Mestre, e como quer fazer essa avaliação? Que processo defende para descobrir esse "pequeno grupo de incompetentes"? Propõe grelhas, olhómetro,... explique.

    ResponderEliminar
  8. É óbvio que não são os que têm uma licenciatura limpa e boas habilitações, obtidas em universidades e escolas superiores decentes, que se sentem atacados e têm medo da ADD.
    São todos os outros. Que são muitos.

    ResponderEliminar
  9. Setora
    O processo é muito simples, pode ser análogo ao que se utiliza "cá fora", pondo a andar os incompetentes. Rua!

    ResponderEliminar
  10. Ó esperto das 11h03. Diz-me cá uma coisa. Qual é o processo que se utiliza cá fora?

    ResponderEliminar