segunda-feira, 25 de abril de 2016

Tiago, Venha Daí a Área De Projeto


"Temos um sistema educativo muito formatado, que é excessivamente teórico e onde temos quase sempre de ouvir o professor, quando também deviam permitir que fôssemos nós a pesquisar e a apresentar as matérias, o que só acontece muito raramente", aponta Sara Fialho, 18 anos, que entrou este ano no curso de Bioquímica da Universidade Nova de Lisboa
“Os professores estão transformados em burocratas do cumprimento de metas curriculares que parecem listas de compras mensais no hipermercado e não investem na relação interpessoal com os alunos por falta de condições, mas também por excesso de autocomiseração, desfiando sistematicamente queixas sobre tudo e todos, a começar pelos alunos

Estes jovens têm razão: os professores ditam muito e os alunos limitam-se a escrever. Especialmente se as disciplinas têm exame. É preciso cumprir o programa...

Esta boa reportagem de Clara Viana no PÚBLICO de hoje mostra duas coisas: primeiro que a escola não está a funcionar e, segundo, que se têm de agarrar bem aos assentos porque o comboio das reformas vai arrancar...
"a nossa pedagogia consiste em sobrecarregar as crianças com respostas, sem que elas tenham colocado questões, e às perguntas que fazem não se presta atenção. respostas sem perguntas, perguntas sem respostas". karl r. popper


Sem comentários:

Enviar um comentário