domingo, 19 de junho de 2011

Coitada Da Oliveira. Arrancada Ao Solo Natal Da Azinhaga Para Ser Estrumada Com As Cinzas do Empedernido Ateu



António Costa e Gabriela Canavilhas fazem uma triste figura. O primeiro até se ajoelha junto à velha oliveira da Azinhaga, arrancada pela raíz à terra que a viu nascer para, pasme-se, servir de casa às cinzas de um empedernido ateu, que sempre renegou Deus em vida mas a quem os amigos, depois da morte, trataram de arranjar uma divindade alterntiva: a deusa "oliveira".
Não me admirava nada com com tão fraco fertilizante a coitada da oliveira viesse a secar.

Reitor

5 comentários:

  1. Sousa Lara, ou Souza Lara, já nem se fala dele, nem se sabe se existe. Parq que desenterrá-lo e juntá-lo às cinzas do escritor português reconhecido mundialmente?
    Reitor, a maioria relativa com que simpatiza, nem tiram o mérito a quem o tem, nem justifica a alteração de certos valores, ou dá razão à promiscuidade entre a política partidária e a análise artística, tão só porque as maiorias são cíclicas (e periódicas) e o mérito é eterno...

    ResponderEliminar
  2. Não estava a falar de mérito,. nem de arte, nem de escritores. Estava apenas a falar de um homem ateu, que se fartou de renegar o Deus cristão e que agora tem de arrostar com uma "deusa" oliveira sobre os seus restos mortais.
    O resto são contas de outro rosário, Miguel.

    ResponderEliminar
  3. O Reitor, à semelhança de muito boa gente, incluindo Sousa Lara, nunca leu uma linha do que Saramago escreveu. É o preconceito. Cada um tem direito aos seus. Mas isso não pode servir de justificação para propagar uma ideia completamente errada. Saramago, ao contrário de Reitor e de muito boa gente, foi um homem profundamente preocupado com Deus, coisa que o Reitor não é. O Reitor é preocupado consigo próprio. Salvo numa passagem de Caim, da qual se redimiu em vida, Saramago demonstra um profundo e humano respeito pelo divino. O reitor demonstra é medo, terror. Nenhum escritor tratou Cristo com o carinho demonstrado por Saramago. Veja-se (quem for capaz de ver) como o narrador de O Evangelho Segundo Jesus Cristo abrevia o sofrimento do Deus feito homem, na cruz. Ao contrário de outros, muito mais tementes a Deus, que o deixaram horas a agonizar.

    ResponderEliminar
  4. É verdade, sr. anónimo, Saramago nunca fez sofrer Deus.
    Matou-se a sangue frio várias vezes.

    "O Deus da Bíblia não é de fiar: é vingativo e má pessoa";

    “Deus é um filho da puta”.

    in Caim

    ResponderEliminar
  5. Esse filho da p****, caro reitor, verdadeiramente não é Deus. É antes uma criação homónima do imperfeito ser humano. O reitor, uma pessoa sensível e inteligente, decidiu não querer compreender esta verdade.

    Saudações

    Cross

    ResponderEliminar