O professor Guinote só gostou disto. Depois foi só a desancar... O professor Ramiro bateu menos, muito menos... Da parte que me toca,
Gosto da Missão:
O Governo assume a Educação como serviço público universal e estabelece como sua missão a substituição da facilidade pelo esforço, do laxismo pelo trabalho, do dirigismo pedagógico pelo rigor científico, da indisciplina pela disciplina, do centralismo pela autonomia
Acho que a liberdade é um direito fundamental e a concorrência melhora a qualidade:
- Estabelecer e alargar contratos de autonomia que constituem uma das políticas essenciais para garantir a diversidade e o prémio do mérito nas escolas;
- Criar um sistema nacional de indicadores de avaliação da Educação, em linha com as melhores práticas internacionais, garantindo transparência e confiança aos cidadãos e incentivando as famílias a tomar decisões maisinformadas no exercício da sua liberdade de escolha;
- Desenvolver progressivamente iniciativas de liberdade de escolha para as famílias em relação à oferta disponível, considerando os estabelecimentos de ensino público, particulares e cooperativos;
- Rever do modelo de contratualização da autonomia das escolas, assentando-o em objectivos e incentivos definidos pelo Ministério e pela comunidade escolar, de forma a que as escolas se possam abrir a projectos educativos diferenciados e credíveis
- Apostar no estabelecimento de uma nova cultura de disciplina e esforço, na maior responsabilização de alunos e pais, no reforço da autoridade efectiva dos professores e do pessoal não docente;
- Desenvolver um sistema para o processo digital do aluno, para maior eficácia da gestão, nomeadamente nos processos de matrícula e de transferência de alunos;
- Generalizar a avaliação nacional: provas para o 4.º ano; provas finais de ciclo no 6.º e 9.º anos, com um peso na avaliação final; exames nacionais no 11.º e 12.º ano;
- Conferir estabilidade, autonomia técnica e funcional ao serviço de provas e exames nacionais, credibilizando estes instrumentos de avaliação;
- Desenvolver uma unidade autónoma e independente par conceber e aplicar provas e exames nacionais validados, fiáveis e comparáveis.
- Implementar uma política de avaliação global, incidindo não apenas sobre os rofessores, mas também sobre a escola, os alunos e os currículo;
Acho que não se deve colocar remendo novo em farrapo velho:
- Reestruturação do Programa Novas Oportunidades com vista à sua melhoria em termos de valorização do capitalismo Portugueses e à sua credibilização erante a sociedade civil;
- Reformar o modelo de avaliação do desempenho dos docentes de forma a desburocratizar o processo, promovendo um regime exigente, rigoroso, autónomo e de responsabilidade, sem que estes princípios conduzam a cargas desmedidas de procedimentos burocráticos e administrativos, e ponderando os resultados de outros modelos de avaliação, nomeadamente os já obtidos no modelo de avaliação em vigor no ensino particular e cooperativo.
Acho que é mais fácil de dizer do que fazer, ou dito de outra forma, acho que é só conversa:
- Construir uma visão estratégica para um sistema educativo que permita cumprir as metas assumidas no Programa 2015-2020;
- Criar consensos alargados sobre o plano estratégico de desenvolvimento tendo como horizonte temporal o ano de 2030;
- Reforçar o Programa Escola Segura em zonas urbanas de maior risco criando incentivos ao voluntariado da comunidade educativa;
- Lançar novas iniciativas que permitam reduzir assimetrias, potenciando os recursos humanos já existentes nas escolas, autarquias e redes sociais locais, no âmbito da prevenção do abandono escolar;
- Criar condições para a implementação de bolsas de empréstimo de manuais escolares;
- Implementar modelos descentralizados de gestão de escolas.
- Definição de metas para a redução do abandono escolar, melhoria do sucesso escolar em cada ciclo e aumento da empregabilidade dos jovens, associando estas metas a princípios de rigor na avaliação, de exigência nas provas e de mérito nos resultados;
- Simplificação do Estatuto da Carreira Docente a par do estabelecimento de medidas que reforcem as competências dos directores de escola;
- Uma selecção inicial de professores que permita integrar no sistema os mais bem preparados e vocacionados designadamente através da realização de uma prova de avaliação de conhecimentos de acesso à profissão.
- Reforçar a autoridade do professor;
- Valorizar profissionalmente os docentes através de um investimento na formação contínua e na elaboração de um modelo de selecção e de profissionalização, em exercício, dos novos professores e educadores.
- Prosseguir a política de avaliação e certificação de manuais escolares
- Reduzir a dispersão curricular do 3.º Ciclo;
- Proceder a uma intensa desburocratização e à avaliação das práticas e dos processos administrativos aplicados à gestão da Educação;
Reitor
Finalmente um post razoável.
ResponderEliminarVº Excªé um "cromo" da blogosfera docente, acredite! As suas previsões são extraordinárias, bem melhor do que os prognósticos no fimn do jogo! Bem informado, segundo dizem , mas para mim, bem enfadado, não acerta uma! Nunca vi um docente tão desastrado a falhar penaltis, mesmo sem guarda-redes
Estou a escrever e a rir a bandeiras desfraldadas, com as suas previsões da demissão da Miluzita ( e olhe que gerou espectativas!). Depois a sua oração de joelhos e em deambulatório ao PPC, porque em bicos de pé nãi vai lá! Depois as suas previsões para SE!Julguei que era verdade, mas depois percebi que estava a brincar quando vi o PG com aquele estilo de irmão metralha, ou recém capturado em qualquer beco escuso de bairro de má fama. Humor fino!
Agora cheque-ensino...Ai reitor, reitor, Vº Exc^deve ter um qualquer "fetiche" pela abelha Maya!
Palavra que gosto de si! Dos raros blogues que me faz rir!Chiça se Vº Excª tivesse mesmo informações priviligiados, ainda teríamos o Louça de Bisalhães no poder!
Não acredite em tudo o que lhe dizem.
ResponderEliminarAqueles que lhe disseram que sou pessoa bem informada estavam, lá no fundo, a pregar-lhe uma peta e você acreditou...
E olhe que o futebol não é o meu forte.
Para preservar o meu estatuto, não posso confirmar nem desmentir a imputação de que tenho um fetiche pela abelha Maya.
Do mesmo modo, não posso confirmar nem desmentir a alegação de que sou "docente".
Desminto a sua alegação de que oro de joelhos. Tal nunca aconteceu uma vez que, por motivos pessoais, nunca me ajoelho.
Confirmo que a Miluzita não se demitiu, como previ, por defeito, como agora se viu: Sócrates não a demitiu e ainda bem porque assim, e também por causa dela, foi ele o demitido, literalmente, corrido pelo povo. Se a tivesse demitido ainda poderia estar a endividar-nos mais.
Ah! Não minta como sempre fizeram os socialistas: é falso que alguma vez tivesse feito previsões para SE.
Obrigado por gostar de mim. Ainda bem que lhe retribuo essa cortesia fazendo com que se ria.
Estes reitores são de partir o côco.
ResponderEliminar"... remendo novo em farrapo velho..." Ih! Ih! Ih! Farrapo velho, farrapo velo! Tomariam vocês!
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