terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vozes De Burro Não Chegam Ao Céu


Burro velho, jacobino hipócrita, sacana cruel que cospe nas mãos que lhe estendem o pão.

Reitor

12 comentários:

  1. Hipócrita, este JS.
    Muitos já não, mas alguns ainda se lembram do tempo em que JS era o controleiro de serviço num jornal, em 1975. Ai de quem ousasse usar da liberdade de expressão fora dos seus parâmetros.
    Mas a história não apagará isso da nossa memória.
    Em termpos disse, hipocritamente, que não voltava a Portugal enquanto Cavaco estivesse no poder. Qantas vezes já cá voltou?
    E foi ele Nobel (Nobél, o Vaidoso)da literatura!... Quantas influências não se terão movido para o conseguir?
    Quem o merecia era o Miguel Torga, bem melhor que ele, em TODOS os aspectos.
    JCosta

    ResponderEliminar
  2. O sr. prof doutor Ramiro Marques tem um blogue onde pode escrever (e escreve) tudo o que quiser. Só por pantominice é que precisa de deixar a sua assinatura noutros.
    Quanto ao essencial, os comentadores não apresentam um único argumento que contrarie as afirmações do homem.
    Alguém conhece algum livro (ou escrito) com mais incoerências do que a Bíblia?
    E o Doutor Ramiro e o dono deste blogue fazem parte do 1% dos portugueses que leram a Bíblia, ou dos 99% que nem fazem ideia do que é?
    Em muito do que escreve, JS mostra conhecer muito melhor os textos sagrados do que os opinadores do costume, que se limitam a largar umas bujardas mal cheirosas.

    ResponderEliminar
  3. José Saramago fala com honestidade e coerência do que leu e aprendeu da Biblia.
    José Saramago não precisa de truques de marketing para vender os seus livros.
    José Saramago, além de prémio Nobel é um grande escritor do top mundial.
    José Saramago é lido e respeitado em todo o mundo.
    José Saramago não consegue dissociar a Biblia do facto de boa parte das desgraças due t~em atingido o mundo terem fundamento religioso (cruzadas...bombistas...)
    que dizer mais, a não ser que os comentadores frescos e apressados poderem um pouco mais antes de abrirem a boca para a maledicência sobre JS
    Saudações
    Cross

    ResponderEliminar
  4. A propósito de Saramago, já li, e muito bem, que para se interpretar a Bíblia é preciso ter conhecimento do estilo literário de cada autor. Interpretar a Bíblia à letra é sinal de ignorância! Da grande! São precisos estudos aprofundados de cada época e de cada autor e essa cultura Saramago não tem, aliás, o seu único objectivo é dizer mal da Igreja!

    Interpretar a Bíblia à letra é como olhar uma época à luz de outra! Missão impossível!

    As desgraças que acontecem no mundo, vindas de pessoas religiosas, não são maiores do que as que os não religiosos fazem, afinal, as desgraças no mundo não são exclusivas dos religiosos.

    E se há crimes praticados em nome de Deus, o problema não é de Deus mas dos homens que fazem uma interpretação errada!

    Deus é paz!
    O próprio Papa e todos os seus antecessores têm feito apelos incansáveis à paz e têm tido papéis interventivos!

    Mas a Igreja não é afectada por pessoas como Saramago, porque tendo sido criada por Cristo, junto à cruz, não está dependente da vontade dos homens e dos seus ataques!

    Podem atacar Deus e a Igreja à vontade porque mesmo continuando a morrer pessoas em nome de Deus, mesmo no nosso século, a Igreja não morrerá!

    ResponderEliminar
  5. Utilizando a mesma ousadia de Saramago, afirmo: só alguém muito azedo, sem amor e de mal com a vida e consigo próprio, sectário, senil, e já caquético, se permite proferir alarvidades destas! Fala da Bíblia sem a compreender nem a viver, pois só compreende quem ama! Mal vai um escritor se procura tal publicidade para vender mais livros no fim da vida!

    Seríamos melhores se a Bíblia não ensinasse: "Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos caluniam e perseguem", dar de comer a quem tem fome, vestir os nus, visitar órfãos e viuvas, os presos e os doentes? Ler sobre os ensinamentos sobre o filho pródigo, a mulher adúltera perdoada, a mulher que queriam apedrejar e a quem Cristo perdoa, o bom samaritano, "não há maior prova de amor do que dar a vida por alguém", etc, etc. são ensinamentos sem os quais seríamos melhores?!

    Ele merece respeito... e nós também!

    Há alguns anos ameaçou deixar de ser português se...

    Cumpra a ameaça!...

    ResponderEliminar
  6. «E se há crimes praticados em nome de Deus, o problema não é de Deus mas dos homens que fazem uma interpretação errada!»
    Cristina Ribas

    É razão para dizer "Valha-me Deus".
    Como pode a senhora saber se o problema é de Deus ou não? Essa história de alguns senhores e senhoras se arvorarem o direito de conhecerem Deus e saberem coisas que mais ninguém sabe, tem o seu quê de impostura...
    Mas acho que Saramago pode ter respondido parcialmente à sua certeza e à minha dúvida: Deus fez o mundo em 6 dias. E desde aí, nunca mais fez mais nada.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo!

    O conhecimento de Deus nunca estará completo. Primeiro porque Deus, que é infinito, não cabe na nossa representação humana. Deus transcende-nos! Depois, porque quem O conhece, conhece através da relação que tem com Ele e as relações que estabelecemos com os outros sempre estarão em desenvolvimento.

    Deus fez e continua a fazer muito pelo mundo! Sabe-O quem o conhece mas não só! Deus não existe só em quem o conhece ou diz conhecê-lo! Deus existe nas mais diversas manifestações da nossa vida. Até pode ser que Deus para uns seja poesia, para outros música, para outros pintura...

    Seja Ele o que for para cada um, não lhe podemos atribuir a culpa pelos males do mundo, porque Deus, para quem acredita que existe, deu liberdade ao Ser Humano. Não há guerras no mundo porque Deus seja mau, há guerras no mundo porque os homens escolhem os seus interesses muito antes do bem-comum, porque escolhem o dinheiro, o poder, a imagem... a lista infelizmente é grande!

    Mas a guerra existe sempre quando cada um de nós guerreia nas pequenas coisas, quando cada um de nós não dá o seu melhor, quando cada um de nós decide, seja de que forma for, centrar-se mais em si no que no bem comum!

    Cristo, Filho de Deus, veio ensinar-nos como é que o Ser Humano se podia divinizar! Deus, para quem olha para Cristo como Filho de Deus, deu-nos Cristo para que pudéssemos perceber como é que realmente é possível ao Ser Humano, ser mais perfeito!

    Há muita gente a morrer de fome?
    Pois há! Infelizmente!
    Muitas vezes, em países em que a ostentação dos políticos é proporcionalmente ofensiva!

    Quando acusarmos Deus pelos males do mundo, perguntemo-nos o que fizemos ou fazemos para que o mundo seja melhor!

    Li um e-mail que dizia em determinada altura - o homem tirou Deus das suas vidas e depois vem dizer que Deus não existe no mundo...

    Pois é!

    ResponderEliminar
  8. Este post é mesmo de baixo nível, senhor reitor!

    É possível contestar as opiniões de Saramago sem recorrer ao insulto gratuito...

    Da Bíblia, como extensa compilação de livros de variadas épocas e muitos autores, é possível dizer-se tudo e o seu contrário. Porque a própria Bíblia é contraditória consigo mesma.

    E alguns livros do Antigo Testamento revelam mesmo um Deus invejoso, mau e arrogante, e um "povo eleito" capaz de fazer, sem se envergonhar, coisas abomináveis.

    Os autodenominados crentes arrogam-se o direito de praticar o revisionismo bíblico, dizendo dos trechos mais incómodos que onde está escrito assim deve ler-se assado.

    Mas eles não são os donos da Bíblia, que se pode designar, com inteira propriedade, património da Humanidade. Com que direito recusam a um escritor que faça e nos transmita a sua leitura, aliás pertinente, dos textos que alguns consideram sagrados?

    ResponderEliminar
  9. Saramago admite que se excedeu nos comentários que fez em relação à Bíblia

    ResponderEliminar
  10. Senhor António Duarte
    O post é de baixo nível mas vexa. perdeu o seu precioso tempo a comentá-lo...
    E, já que comentou com aquela entradazinha, digamos, um pouco chuchalista se me permite, não cometerei a descortesia de o deixar sem resposta.
    O seu comentário suscita-me a seguinte resposta:
    De facto, Vexa. tem razão: é possível contestar Saramago sem recorrer ao insulto gratuito. Fi-lo uma vez e, faço-o outra.
    José Saramago é um BURRO VElHO,um JACOBINO HIPÓCRITA, um SACANA cuja CRUELDADE não tem limites.
    Não merece morrer, nem mudar de país. Merece apenas o desprezo absoluto dos vizinhos e de todos os cidadãos do mundo.
    Vê como é possível criticar Saramago sem recorrer ao insulto gratuito!

    ResponderEliminar
  11. Caro Reitor:

    Comentei e não dei o meu tempo por mal empregue. Tal como você não terá achado perda de tempo escrever um post a insultar um escritor de uma forma perfeitamente descabida. E devo acrescentar que lamento que um blogger que até sabe escrever bem e argumentar com rigor, faça um post que está ao nível de alguns comentários do publico.pt.

    Não sei se o Reitor é cristão, mas afirmar que Saramago "merece apenas o desprezo absoluto dos vizinhos e de todos os cidadãos do mundo" é indigno de qualquer cristão. Revela ódio e intolerância. A frase seria digna, isso sim, de figurar no tal "manual de maus costumes" a que o escritor se refere.

    ResponderEliminar