segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Os Portugueses Não São Asnos Senhores

"A ideia do dinheiro como isco é como a da cenoura que se pendura à frente do burro. Um truque de quem, com a consciência pesada de pouco fazer pelos piores, e por nada mais ter feito pelos melhores, os trata como se fossem asnos", Rui Moreira no "PÚBLICO" de hoje, via netpress.

Neste excelente artigo de opinião, Rui Moreira (RM) acerta na mouche. De facto e como já aqui disse, este prémio, em nome dos melhores alunos da escola, não distingue o mérito, nem distingue a qualidade do ensino/educação nem melhora a (in)disciplina escolar. É a acção mais fácil, mais superficial, mais descontextualizada e MAIS BARATA que um governo pode levar a cabo para deixar a Educação na mesma. Como bem acerta RM, se fosse um governo de direita a propor semelhante asneira seria apodado de demagógico. Acrescento: seria acusado de implementar uma política retrograda e insensível à pobreza e aos mais desfavorecidos, mercantilista, um retrocesso pedagógico, enfim, enfim.
E gostei do exemplo do político (Valentim Loureiro) que ofereceu electrodomésticos na campanha eleitoral que o levou a ganhar as eleições (Câmara de Gondomar). Na altura, a esquerda bem-pensante achou essa atitude escandalosa. Disse que era uma inadmissível "compra" dos eleitores. Agora não se ouve ninguém dizer que o Governo se preprara para "comprar" os alunos.
Acontece, porém, que o dito político se comprou alguns eleitores com os electrodomésticos fê-lo com o dinheiro dele (ainda não era Presidente da Câmara) e os actuais querem fazê-lo com o dinheiro de todos nós. Essa é que é a diferença.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário