sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O discurso dos cínicos

Foi publicado ontem o Novo Sistema de Avaliação de Desempenho dos Professores. Confesso que ainda não o li. No entanto, pelo que vou lendo na imprensa e nos blogues, os professores serão avaliados com base em objectivos constantes dos Planos de Actividades e do Projecto Educativo. Sim. Eu sei que é ridículo, para além de totalmente impossível que os Planos de Actividades e os PEs - elaborados antes de haver avaliação dos professores - possam conter ojectivos de avaliação!? Aliás, bastará lêr alguns para se perceber o rídiculo de tal desiderato.
Mas, a minha estupefacção vai para as declarações do Sr. Secretário de Estado Jorge "Sinistro" Pedreira. Para ele, a avaliação dos professores tem de se iniciar já. Mesmo sem fichas de recolha, nem orientações, nem conselho científico de avaliação, nem nada, pois, em 30 anos, nada se fez de útil para avaliar os professores, as escolas devem, em meia dúzia de dias, estabelecer objectivos para avaliar os professores (ai como estou ansioso por ler alguns desses objectivos)porque se assim não for ...não há descongelamento da carreira.


Para o Governo, "não há tempo a perder". Até porque adiar o início do processo para o próximo ano lectivo significaria o congelamento na progressão dos docentes, sublinhou ao JN, Jorge Pedreira

Não se pode ser mais cínico. Nem mais hipócrita. Com que então os professores e outros funcionários públicos estão congelados nas carreiras e a ser esbulhados há mais de dois anos e o Secretário de Estado está preocupado com o descongelamento que o seu Governo lhes impôs. Talvez fosse bom alguém lembrar-lhe que os professores preferiam estar mais um ano com as carreiras congeladas a serem indevidamente avaliados, como serão com este novo modelo. Para além de que, Sr. Prof. Pedreira, o Governo sempre lhes poderia descongelar a carreira com efeitos... RETROACTIVOS, não é assim?

Reitor

1 comentário:

  1. Que mal te fez o Jorge Pedreira?
    Estás sempre contra ele.
    O que tu querias sei eu...

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