segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

O Que Os Rankings Não Mostram, Por João Costa



"Os rankings que são disponibilizados pelos media habitualmente hierarquizam as escolas de acordo com as médias dos exames nacionais. ...esta seriação de escolas compara, por vezes, o que não é comparável e oferece um retrato bastante parcelar do trabalho desenvolvido". 
«..os Percursos Diretos de Sucesso, que medem o quanto a escola contribuiu para a progressão dos alunos; o indicador de desigualdades, que mede a dispersão de notas numa mesma escola; os indicadores por disciplina...»
Já se sabe que os rankings feitos pelo ministério da educação são melhores que os dos jornais. São homogeneizados e retorcidos quanto baste para que não se possam comparar escolas.

Entretanto, o Secretário de Estado João Costa, que está a deitar por terra o esforço de décadas de muitos governantes que o antecederam, podia, pelo menos, respeitar mais o trabalho o suor de muitos alunos e o esforço de muitas famílias.
“Quando os pais nos encontram já depois dos filhos terem saído da escola, a tónica é sempre esta: a aprendizagem que levam é um treino para a vida”, sublinha Nelson Silva. “Estes alunos suaram de facto, mas isso dá-lhes estofo para o que vem a seguir.


O Amor Pelo Saber


"Os professores são exigentes e os testes mais complicados do que noutras escolas", afirma a aluna Matilde Stichini. Já Francisco Simões nota que os professores "não dão só a matéria mas também nos passam o amor pelo saber".

Amor pelo saber é algo que o SE Costa não consegue atingir, mesmo que lhe expliquem com paciência e flexibilidade, para desgraça dos alunos.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Mais Um Embuste Dos Extremistas





terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

VALENTE



Lembram-se do activismo tonitruante de Marinho e Pinho quando era bastonário da Ordem dos Advogados? São porventura capazes de recordar do número de vezes que o anterior bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, apelou a greves da sua classe? Na altura cheguei mesmo a chamar-lhe o Mário Nogueira do estetoscópio, tal o seu activismo reivindicativo, mas a civilidade de então ministro da Saúde (Paulo Macedo) não impediu que fosse recebido em conjunto com os representantes sindicais. Agora o PS e o Governo descobriram que estes activismos são intoleráveis nas ordens profissionais e ameaçam a bastonária – que tem sido bem mais moderada e cordata que esses outros dirigentes – com queixas à procuradoria e cortes de relações. Mais: apesar de os dirigentes dos sindicatos que convocaram a greve terem sido candidatos à Ordem dos Enfermeiros em listas que se opunham à da bastonária, a ladainha é que essas organizações são marionetas de Ana Rita Cavaco. Pessoalmente estou onde sempre estive: prefiro as ordens profissionais o mais longe possível do mundo sindical, e isso inclui a Ordem dos Enfermeiros. Já para os que só funcionam em função da sua claque a bastonária é pestífera porque… é do PSD (LER TUDO AQUI).

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Autonomia e Flexibilidade



Este diretor pode estar ligeiramente confuso quanto às funções que exerce:
Nesta escola o director chega a fazer de porteiro



Mas sabe bem distinguir a importância das disciplinas. E quais as que devem ser dispensadas em caso de necessidade...
(talvez ainda o venham a criticar por não suspender as aulas de Português e a Matemática!)
Escola de Canelas suspende aulas de Educação Física por falta de funcionários

domingo, 10 de fevereiro de 2019

As Escolas Privadas Têm Todos Os Professores Porque Dão Desconto Na Habitação

Este diretor quer recuperar as bolsas de contratação, criar mais um patamar de burocracia e penalizar professores.
Ainda não percebeu que a colocação de professores está montada de forma a ser inevitável a transferência deste serviço de Lisboa para os municípios.
Não lhe passa pela cabeça que não há nenhuma escola privada com falta de professores, mesmo em Lisboa. Para os professores das escolas privadas, a habitação está mais barata.
Aprenderia alguma coisa e ficaria mais fino se perguntasse aos diretores das escolas privadas porque é que não lhes faltam professores.