segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

O Que Os Rankings Não Mostram, Por João Costa



"Os rankings que são disponibilizados pelos media habitualmente hierarquizam as escolas de acordo com as médias dos exames nacionais. ...esta seriação de escolas compara, por vezes, o que não é comparável e oferece um retrato bastante parcelar do trabalho desenvolvido". 
«..os Percursos Diretos de Sucesso, que medem o quanto a escola contribuiu para a progressão dos alunos; o indicador de desigualdades, que mede a dispersão de notas numa mesma escola; os indicadores por disciplina...»
Já se sabe que os rankings feitos pelo ministério da educação são melhores que os dos jornais. São homogeneizados e retorcidos quanto baste para que não se possam comparar escolas.

Entretanto, o Secretário de Estado João Costa, que está a deitar por terra o esforço de décadas de muitos governantes que o antecederam, podia, pelo menos, respeitar mais o trabalho o suor de muitos alunos e o esforço de muitas famílias.
“Quando os pais nos encontram já depois dos filhos terem saído da escola, a tónica é sempre esta: a aprendizagem que levam é um treino para a vida”, sublinha Nelson Silva. “Estes alunos suaram de facto, mas isso dá-lhes estofo para o que vem a seguir.


Sem comentários:

Enviar um comentário