"Os rankings que são disponibilizados pelos media habitualmente hierarquizam as escolas de acordo com as médias dos exames nacionais. ...esta seriação de escolas compara, por vezes, o que não é comparável e oferece um retrato bastante parcelar do trabalho desenvolvido".
«..os Percursos Diretos de Sucesso, que medem o quanto a escola contribuiu para a progressão dos alunos; o indicador de desigualdades, que mede a dispersão de notas numa mesma escola; os indicadores por disciplina...»
Já se sabe que os rankings feitos pelo ministério da educação são melhores que os dos jornais. São homogeneizados e retorcidos quanto baste para que não se possam comparar escolas.
Entretanto, o Secretário de Estado João Costa, que está a deitar por terra o esforço de décadas de muitos governantes que o antecederam, podia, pelo menos, respeitar mais o trabalho o suor de muitos alunos e o esforço de muitas famílias.
“Quando os pais nos encontram já depois dos filhos terem saído da escola, a tónica é sempre esta: a aprendizagem que levam é um treino para a vida”, sublinha Nelson Silva. “Estes alunos suaram de facto, mas isso dá-lhes estofo para o que vem a seguir.
Sem comentários:
Enviar um comentário