sábado, 14 de janeiro de 2017

A Gestão Das Notas Dos Alunos


"Da teoria e prática das notas congeladas, dadas por defeito, para eventual compensação no período seguinte..."


O professor Guinote veio confirmar uma verdade de que há muito suspeitávamos: os professores são também "gestores de notas". Os alunos não são avaliados, propriamente, pelo que sabem, nem pelo que aprenderam, nem pelo trabalho que fizeram, nem pelas competências que adquiriram. Tudo isso pode ser irrelevante porque os professores dão notas como quem dá esmolas ou rebuçados aos alunos.
Uns congelam as notas, outros aquecem-nas, outros guardam as melhores para mais tarde ou para os alunos preferidos. Enfim cada um faz o que quer.
Bonito exemplo de transparência, de justiça e de equidade.

3 comentários:

  1. Desta vez desiludiu-me um pouco, Reitor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porquê?
      Está de acordo que os professores façam a gestão das notas dos alunos?

      Eliminar
  2. O meu comentário refere-se à generalização feita, Reitor. Há sempre, seja em que profissão for, quem faça isto e quem faça aquilo. Daí à generalização...

    Quanto ao resto, falo apenas por mim: só posso dizer-lhe que há muito que a autoavaliação dos meus alunos é praticamente coincidente com minha. Tem sido, felizmente, bastante "pacífico" esse processo.

    O grande Padrinho da gestão de notas, caro Reitor, é o Ministério da Educação.

    ResponderEliminar