segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cientistas Da Educação Muito Aberrantes


Até agora, as escolas com melhores resultados tinham mais apoios - os “prémios” às escolas traduziam-se em créditos horários que lhes permitiam contratar professores, psicólogos ou outros técnicos, por exemplo. O actual Governo acabou com essa medida que José A. Pacheco considera que “foi uma aberração social”.

A maior aberração é querer atirar-nos areia para os olhos com frases feitas e falsas conclusões. Vejam o que diz o diretor de um agrupamento, com maus resultados, que recebeu mais horas de créditos por reduzir o abandono escolar:

Depoimento: o que diz a escola que mais reduziu o abandono escolar?
Temos um perfil muito heterogéneo de alunos, do ponto de vista social . Em 2013, estávamos com 17,7% de taxa de abandono/risco de abandono, sobretudo no 3.º ciclo. No secundário é menor — porque temos um série de formações diferentes, que atraem os alunos, como um curso profissional de multimédia, de que eles gostam muito, onde aprendem edição, montagem, reportagem... O equipamento foi financiado pela autarquia. O que fazemos é sinalizar quem dá os primeiros sinais de abandono — faltar muito, por exemplo.Procuramos chamar as famílias e se não é possível vão os polícias da Escola Segura a casa das famílias procurar saber as razões. O que se passa, muitas vezes, nestas situações, são problemas económicos. O aluno deixa de ter dinheiro para o passe para vir para a escola, por exemplo. Um familiar ficou no desemprego... às vezes, acontece a meio do ano lectivo, pelo IRS que o aluno apresenta não está abrangido pelo apoio da acção social escolar, ou pelo escalão de que necessita. Mas somos flexíveis. O aluno passa a poder comer gratuitamente — e muitos só comem na escola. E solicitamos a ajuda da autarquia para o passe. Há uma grande colaboração com a autarquia.Depois, na escola, apostámos num conjunto de actividades, como o clube de teatro, e temos dois psicólogos. E um sistema de tutorias e de apoios. De 2012/2013 para 2013/2014 reduzimos o abandono para 5,8%. Este ano espero estar abaixo dos 5%. Recebemos créditos horários do ministério por isso. Os créditos vão para estas actividades.”
Afinal, também havia créditos horários para as escolas com elevadas taxas de abandono escolar.

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