segunda-feira, 31 de maio de 2010

Secundário Inferior e Secundário Superior. Hã! E o Médio?

«O Conselho de Escolas vai propor à ministra da Educação a reorganização dos ciclos de ensino em três ciclos de quatro anos cada. O projecto vai ser debatido hoje, segunda-feira, no plenário do órgão consultivo do ME, e Álvaro Almeida dos Santos conta com a sua aprovação»

O Guinote já disse que era uma boa proposta.
Por mim, acho que faltam uns esclarecimentos adicionais.

«Apesar dessa nova organização, Álvaro Almeida dos Santos considera que a proposta garante maior "sequencialidade e coerência curricular" ao longo dos 12 anos de escolaridade obrigatória»

Desde logo, não basta dizer que haverá maior sequencialidade (seja lá o que isso for) e maior coerência curricular como diz o mestre de cerimónias do CE? Será que haverá maior sequencialidade e coerência do que aquela que há hoje em que todas as escolas, ou a esmagadora maioria, levam os alunos do 5º ao 9º ano? É preciso desenvolver uma bocadito mais, não?

«Assim, além do 1º ciclo (que se mantinha com a mesma estrutura de quatro anos), os restantes actuais três ciclos de ensino seriam convertidos em dois: "secundário inferior e secundário superior».

Secundário inferior e secundário inferior? Esta é de cabo da guarda.
Para além do estigma que seria para as crianças do 8º ano fazerem parte de uma coisa inferior, os professores e funcionários também seria menorizados pois que passariam a sê-lo de uma escola secundária inferior, por oposição aos da escola secundária superior.
E o grande Liceu de Camões, agora designado por Escola Secundária de Camões passaria a designar-se por Escola Secundária Superior de Camões. E a Escola Secundária de Valadares seria de nível superior ou inferior? Mau gosto.
Se não querem utilizar as designações actuais: 1º ciclo do EB (1º ao 4º ano); 2º ciclo do EB (do 5º ao 8º ano) e Ensino Secundário (do 9º ao 12º ano), proponho-vos estas:
1º ao 4º ano - Ensino Básico
5º ao 8º ano - Ensino Médio
9º ao 12º ano - Ensino Secundário

Reitor

4 comentários:

  1. A proposta, que não é inovadora, nem no tempo nem na génese, carece de uma explicitação, de clarificação quanto à forma de concretização. Penso que não será descabida, dadas as tendências actuais da fusão e da criação dos "mega-agrupamentos", antededida pelo alargamento da escolaridade obrigatória.
    Quanto à designação, não compreendo como pode haver um nível secundário (inferior e superior) sem existir um primário! Nesse sentido, penso, à semelhança de João Formosinho, que o 1º Ciclo deveria voltar à designação de "Ensino Primário". De fcato, é o primeiro patamar, a base, fundamental para todo o processo educativo!

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  2. Porque é que te opões assim tão veementemente? Na prática, os "meninos" vão sendo levados ao colo durante todo o 2º ciclo e parte do 3º. Formaliza-se-ia publicamente assim uma farsa pouco óbvia para alguns.

    Quanto ao superior e inferior, do secundário, quer-me parecer que vêm aí os cursos/ escolas de nível. Que achas?

    Abraço,
    Shue.

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  3. Ainda não pensei nisto mas à primeira vista parece uma forma de aumentar a clientela das ESE. Julgo que até aqui as fornadas das ESE só acediam ao 6º ano.
    Sem definições curriculares não me é fácil opinar.

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  4. As designações não me interessam.
    A redução do nº e duração dos ciclos sim.

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