terça-feira, 11 de maio de 2010

PTE (Plano Extremamente Ambicioso e dos Melhores a Nível Mundial)

Graças à Escola Secundária do Castelo da Maia, ficamos a saber que o Conselho das Escolas reuniu e tratou de dezenas de assuntos.
O Ramiro já aflorou aqui alguns.
Eu também gostei da prosa e, se descontar os pontapés na sintaxe (ou será a funcionária administrativa que é disléxica?):
Logo a abrir: "Na ordem de trabalhos constava"
E a rematar: "Estarei disponível para quaisquer esclarecimentos... Conselheiros do distrito do Porto")
e não valorizar a ignorância do significado dos acrónimos da moda:

PTE não significa "Plano Extremamente Ambicioso e dos Melhores a Nível Mundial" mas sim "Plano Tecnológico da Educação".
CAPI não significa "Central de compras do estado", como se diz, mas sim "Centro de Aprovisionamento Integrado"

Então posso dizer que temos aqui deliciosas conclusões. Uma barrigada de riso e críticas severas ao ME. Vejam estas pérolas:

Abordou-se o PTE (plano extremamente ambicioso e dos melhores a nível mundial nas suas várias vertentes:
- Pressão sobre a P.T. para fechar a redes internas com a colocação do equipamento em falta; (Ou seja: o PTE está a falhar na colocação de equipamentos nas escolas)
- Melhorar a resposta da ligação à internet com a renegociação da banda disponível (aumento da nuvem). (Dito de outro modo: a velocidade de acesso à internet é curta sendo preciso alargar a banda. Gostei da "nuvem")
- Activação dos sistemas de vigilância já concluídos e continuação da instalação dos sistemas nas restantes escolas; (leia-se: os sistemas de vigilância não estão instalados em todas as escolas e os que estão instalados não estão activados)
- Introdução do sistema de cartões electrónicos (Cartão do Aluno) considerando os constrangimentos colocados pela gratuitidade obrigatória dos serviços proporcionados pela utilização do cartão e pelo facto de algumas escolas disporem já de outros sistemas não compatíveis com o modelo proposto). Pretende-se que este serviço seja introduzido no início do ano lectivo pelo que se prevê que seja introduzido, neste ano que se aproxima, em algumas escolas a título experimental; (Portanto, o cartão electrónico, pela 71.ª vez anunciado, virá no próximo ano lectivo, a título experimental)

Nunca vi o Conselho das Escolas ser tão crítico relativamente às políticas do ME, nomeadamente ao tão falado PTE, que é simplesmente um plano extremamente ambicioso e dos melhores a nível mundial.
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário