quinta-feira, 6 de maio de 2010

Esforço Inglório

O Dr. Shue do Mairdenuboske, escreveu uma prosa contra a liberdade de escolha das escolas pelos pais dos alunos. Segundo a minha modesta opinião, o Shue asneou.
Simplesmente porque dita o bom senso, diz a ciência política e a história da humanidade que, qualquer medida que o Estado tome restritiva da liberdade de escolha dos cidadãos é profundamente errada, prejudicial ao cidadão e um ataque ao Estado. Dispenso-me de explicar por que assim é. O Shue sabe bem...

Mas não me fico por aqui...
Diz o Shue:

- Tem sido dada demasiada voz e demasiado protagonismo aos pais que se acham no direito, hoje em dia, de opinar acerca das decisões pedagógicas de um professor. ... Desta forma, permitir que os pais cegamente escolham as escolas que pretendem que os filhos frequentem só antecipa uma catástrofe administrativa e até pedagógica;

Dois erros factuais:
1 - Os pais não tem nem um décimo do protagonismo que deveriam ter.
Nem têm possibilidades de exercer o protagonismo que a actual lei lhes confere, por falta de facilidades e incentivos, nem a lei lhes confere o protagonismo que deveria conferir.
2 - A catástrofe administrativa e pedagógica das escolas ocorre e agrava-se desde o 25 de Abril de 74. Portanto, não é algo que se antecipa, existe mesmo.
Pense bem: se fosse você a pagar a escola com os seus impostos, como fazem os pais; se fosse você o principal interessado no serviço prestado pela escola, como são os pais, aceitaria o papel que o Estado e os Directores das escolas reservam aos pais?
Eu não aceitaria.

- A autonomia das escolas é uma farsa na medida em que se pretendeu transmitir uma ideia de total liberdade de escolha de "colaboradores, promoção, avaliação, remuneração, organização interna, etc" mas que na prática se tem revelado criadora de injustiças, de desigualdade no tratamento e na avaliação, assim como tem contribuído em muito para o agravamento das condições humanas de trabalho, chegando mesmo ao ponto de existirem bufos de serviço que, em prol de um ideal de carreira construída com base na denúncia e delação, se prestam a qualquer coisa. Perdeu-se a liberdade de opinar, ganhou-se o medo a falar;

Admitindo que a autonomia é uma farsa (postulado demonstrado pelo facto de este Governo ser, ele próprio, uma farsa, ter criado um ECD que foi uma farsa, um Estatuto do Aluno que se revelou uma farsa, um modelo de avaliação farsante...., enfim, admitindo que a autonomia é uma farsa, não o será pelos motivos que apresenta. Todos os aspectos que refere ocorreram nas escolas portuguesas nos últimos anos e ...nenhuma delas tem autonomia.
A farsa está aqui mesmo: fala-se em autonomia, sugere-se que as escolas têm autonomia mas nenhuma tem qualquer autonomia.
Reitor

4 comentários:

  1. Espero pelo menos ter acertado a terceira... ou nem essa?

    ResponderEliminar
  2. Tenho que agradecer por seres tão directo e preciso na crítica. Realmente errei em vários aspectos, assim como também erraste em não ler os comentários que estão apensos ao artigo.

    "Sabes que uma demonstração ou exemplificação deve ser elevada ao ridículo quando se pretende que seja falsa."

    Se por acaso, o alvo do artigo fosse outro, terias escrito o que escreveste?

    É destas trocas de ideias que reside a nossa riqueza cultural. Nunca pretendi ser um exemplo para ninguém porque reconheço que tenho muitas falhas. Um dia destes, se calhar, até começo a roubar coisas por acção directa. Quem sabe?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bem, bem. Fiz apenas uma crítica. Não te lancei nenhuma pedra.
    Fico com urticária quando alguém defende que deve ser o Estado e os seus agentes (hi!hi!hi!) a escolkherem por mim.
    A terceira... Bem essa não a consegui perceber muito bem. Mas, se for contra a liberdade de escolha, então fica já a crítica: é um erro.
    Não, não li os comentários
    Um abraço para ti também

    ResponderEliminar
  4. A "pausa" no meu blogue não tem nada a haver com isto, descansa.

    Eu é que preciso de algum tempo para mim e para o "meu", que por sinal vai ser baptizado este domingo. ;)

    ResponderEliminar