sexta-feira, 22 de maio de 2009

Estão Tão Caladinhos! Hum!

Mão amiga fez-me chegar a Ordem de Trabalhos da próxima reunião dos Presidentes de Conselhos Executivos. Ou será de Directores?

Guimarães, pólo da Universidade do Minho, sábado, dia 23 de Maio às 14 horas.

Ponto um: informações;
Ponto dois: processo de avaliação do pessoal docente;
Ponto três: Associação Portuguesa de Dirigentes de Escolas Públicas;
Ponto quatro: Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário;
Ponto cinco: áreas a considerar num processo de autonomia das escolas;
Ponto seis: outros assuntos.
O que mais estranhei não foi a excessivamente longa OT, nem os assuntos a tratar. Aliás, parece uma OT de um qualquer Conselho Pedagógico Perto de Si.
Nada sobre sexo! Nada sobre política! Algo vai mal neste grupo de dirigentes. Parece que já foram vacinados.
Mas, o que mais estranho é a pouca publicidade que se dá a este novo Encontro. Não se fala do assunto em lado nenhum. Nem no Paulo nem no Ramiro vi alguma notícia da Coisa. Cheira a esturro.
Os PCEs / Directores estão tão caladinhos. Porque será?
Será por já serem Directores?
Será porque, no Norte, "há algo que o tempo tem os limites certos"?
Qualquer coisa é de certeza.
Cá para mim, "tem dias que parece" estranho haver encontros de que não se fala.
"Tem dias que parece" que estes Presidentes dos Conselhos Executivos nunca tiveram coragem de dar um murro na mesa. E parece que optaram por gritar cada vez mais baixinho. Tão baixinho que até parece que estão calados.
E o que parece é.
Deus os ajude!
Reitor

9 comentários:

  1. Já não se podem fazer reuniões sem dar conhecimento a V. Exas?

    ResponderEliminar
  2. A mão amiga também grita baixinho?

    ResponderEliminar
  3. Ainda Mais Paciência24 de maio de 2009 às 09:16

    Houve de houvido?

    ResponderEliminar
  4. Um elefante incomoda muita gente, um PCE incomoda muito mais!!! Pensem no que aconteceu quando a Rosário Gama, a Isabel Le Gué e alguns outros responderam aos jornais sobre as faltas dos alunos/estatuto do aluno - Inspecções a cair logo na Escola (publicitado no site do ME) Inquéritos dos deputados do PS... Que mais quer o Sr. Reitor? Quanto ao Paulo Guinote, deixei lá um comentário a lembrar esta reunião (eu pensava que ia ser em Guimarães), mas o Paulo só respondeu que não sabia de nada.
    Talvez os PCE's estejam um pouco cansados - quem não está? - de tanta exposição e até de tanta despesa, tantos quilómetros que já andaram PARA DEFENDEREM A ESCOLA PÚBLICA! Merecem apoio!!!
    Muitos dos PCE's que se tornaram directores fizeram-no A PEDIDO dos professores e até funcionários das suas escolas, acreditem.

    ResponderEliminar
  5. Directores a pedido dos professores e dos funcionários? Ah! Não sabia.
    Coitadinhos. Fazem-me lembrar os nossos autarcas que lambuzam o tacho há 30 anos, não têm fins-de-semana e as famílias, oh, as famílias, ficam relegdas pra 2º plano. Não têm tempo sequer para educar os filhos e os netos. Coitados. E, fazem-nos por causa do POVO, o povo que lhes pede para se rrrrrrrrrrrrrrecandidatarem.
    Acredite.

    Veja que até me passou pela cabeça que os PCES não divulgavam a reunião por terem tef, tef. Ou seja por MEDO da inspecção. Enganei-me, está visto.

    ResponderEliminar
  6. Desculpe, mas pareceu-me estar cheio de raiva pura e disparando sem saber bem para onde. Então os PCE's deixaram de repente de ser nossos colegas, isto é, professores? Deixaram de ser as pessoas a quem, nos tempos não muito longínquos da gestão democrática das escolas, elegemos para a gestão? Eu votei no actual CE da minha Escola, por isso, e enquanto continuarem a ser as pessoas que eram - e são pessoas como deve ser e não bonecos sedentos de poder - continuarão a merecer o meu apoio, seja qual for o nome que tenha o cargo que desempenham.
    Por outro lado, pelo menos um dos pedidos de que falo foi feito, por escrito e sob a forma de abaixo-assinado livremente assumido.
    Quanto ao medo das inspecções, talvez algumas escolas tenham razões para temer a IGE, mas também não é o caso da minha, nem certamente da maioria das escolas. Afinal os professores são de uma forma geral competentes e cumpridores, apesar de o ME ter sido durante décadas uma espécie de Centro de Emprego, sem critérios de qualidade de espécie alguma e colocando "a dar aulas" qualquer pessoa com habilitações, mesmo que essas habilitações não fossem de forma alguma apropriadas para se ser professor.
    Os nossos governantes do ME sabem isto muito bem e é por isso que tantas vezes dão a entender que os professores são incompetentes. Esquecem-se que só quem gosta muito aguenta ser professor e que por isso só ficou na profissão quem realmente sentiu vocação e foi melhorando a sua formação sozinho.

    ResponderEliminar
  7. Cara (espero bem bem que seja menina, ou senhora) IVM.
    A sua réplica foi... decisiva.
    Registo que "um dos pedidos de que falo foi feito, por escrito e sob a forma de abaixo-assinado livremente assumido".
    Não sei que lhe diga mais.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Desculpe!
    "IVM" significa Isabel Vilela Matos.
    (O Google identifica-me como Blogger e no entanto tenho uma experiência muito diminuta destas lides.)

    ResponderEliminar