domingo, 3 de maio de 2009

Preparem-se. Vêm aí duas, duas, inovações pedagógicas

O ME dá conta de dois projectos de combate ao insucesso escolar. o Projecto TurmaMais e o Projecto Fénix. Não demorará muito a que estes dois termos "Fénix" e TurmaMais" se inscrevam no linguarejar eduquês.
Surgirão em tudo o que é estudo, reflexão, citação, palestra, debate e discurso.
Pássaros, Ninhos, Ovos e Penas serão os termos educativos da moda, sublinhados por qualquer candidato a professor ou a político...
No próximo ano lectivo os Conirrostros, o Atanário, a Carriça, o Pisco e o Pardal passarão à categoria de objecto de estudo das ciências da educação.
Gaiola, Espantalho, Gambozino e Esparrela serão introduzidos mais tarde.
De norte a sul, As escolas serão "fenixizadas" (ou fonixizadas, dá para o mesmo).
Enganar-se-á o povo com o nome de pássaros míticos e com conversa fiada. TurmaMais e Fénix são nomes enganadores com um único propósito: constituição "legal" de turmas de nível no ensino público obrigatório. Nestes casos, turmas de baixo nível de aprendizagem, turmas onde são apartados os alunos com fraco rendimento escolar. Turmas para onde são recambiados aqueles que não querem saber da escola.
As turmas de nível não são em si mesmas um problema. O problema é a propaganda, o parecer que não é mas é. O problema é ideológico: como não é possível ao Partido Socialista sustentar ideologicamente a segregação de alunos consoante o nível e as capacidades de aprendizagem, inventam-se nomes novos para os antigos projectos de segregação. Políticas de "direita" trasvestidas por políticos de "esquerda".
Tal como se inventaram dois chavões para a turma de ciganos em Barcelos: primeiro, era um projecto de discriminação positiva, congeminado por experts (entendidos) que sabem o que é melhor para os ciganos, depois a escola passou a TEIP, também se inventam novos nomes para velhos hábitos. Fingidos. Assumam-se!
A TurmaMais, a Turma Fénix e os Ninhos são os novos nomes (uma patetice) das turmas de nível. Apadrinhadas pelo Partido Socialista, é claro.
Reitor

15 comentários:

  1. Brilhante, Reitor. Assim está bem. Dois posts num dia.

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  2. Acumulam-se 25 ou 28 alunos numa sala de aula logo no 1º ano para poupar nos profes. Uma parte significativa dos alunos, muitas vezes em zonas de baixa alfabetização, perde-se logo aqui. E segue perdido no seu caminho escolar. Por que não fazem estas turmas de 12 alunos no 1º ano de todas as escolas? Todos poderiam aprender a ler, a escrever e a calcular logo aí e os problemas para a frente estariam no fundamental resolvidos. Mas manter a ignorância dá jeito e assim faz-se de conta com estes projetos habilidosos.

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  3. Nada contra as turmas de nível, tudo a favor.

    Considero positivo tudo o que permita diferenciar para que todos tenham hipóteses de ter sucesso. Como fazemos agora (quanto mais heterogéneo melhor) é que está errado e condena alguns ao insucesso.

    A questão política, neste campo, não me preocupa.

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  4. Concordo com a Maria C. Mas o que eu gostava mesmo era de encontrar os argumentos contra as turmas de nível, reitor.

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  5. Meus caros. Nada tenho contra as turmas de nível. Nem contra a diferenciação. Não é esse o ponto.
    O ponto é a intrujice e a "inovação" pedagógica: a intrujice, useira e vezeira nos governantes e apparatchiks de hoje, está no facto de não se assumir a constituição de turmas de nível, dourando-as com nomes lindos de morrer: turmamais, fénix, ninhos, contentor, alfobre e o que mais vier por aí.
    A "inovação" pedagógica vai trazer problemas às escolas. Não faltará muito e, para qualquer problema de aprendizagem lá veremos o Governo e a Administração a receitar ninhos às escolas. Vão entrar na moda como o "trabalho de projecto", lembram-se? A pedagogia e a organização escolar vão reduzir-se, rapidamente, à constiutição de ninhos.
    Estes são os problemas.

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  6. Há aqui alguma confusão. O projecto da TurmaMais já tem muitos anos de existência e não constitui nenhuma novidade em Portugal, embora saiba que haja quem queira dizer o contrário, o que constitui uma verdadeira farsa; o projecto já existia no anterior governo do PSD. E não se trata de uma turma de nível, mas sim uma área de aprofundamento de técnicas de aprendizagem específicas para determinado grupo de alunos durante (e só) um período de 5 semanas lectivas aproximadamente.
    O resto que se afirma sobre a TurmaMais nada tem a haver com a TurmaMais (pura especulação de quem não sabe nada do que está a falar).

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  7. Consultem:

    http://www.slideshare.net/oitavo/projecto-t-mais1

    http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=653732

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  8. Car@ Anónimo
    Então "não se trata de uma turma de nível, mas sim uma área de aprofundamento de técnicas de aprendizagem específicas para determinado grupo de alunos durante (e só) um período de 5 semanas lectivas aproximadamente"?
    hummm... uma turma de aprofundamento. Que grande nóia...

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  9. @19:15

    Pelo menos a média de retenções passou, em termos médios, dos 25 a 40 % anual dantes para os 3 a 12 % actualmente no Terceiro Ciclo. Chamar nóia a isto ... não, não sei!!!

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  10. Car@ anónimo (presumo que seja o mesmo)
    Eu é que estou lerdo de todo e não entendi a diferença entre uma turma de nível e uma área de aperfeiçoamento. Estou convencido que me fará entender a(s) diferença(s).

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  11. Lecciono TurmaMais no 7º e 8º na minha escola.

    Uma farsa e um fiasco, sem sequer atender a questões de pedagagia, número de presentes (não confundir turistas com alunos) e outro blá-blá.

    Existe porque tem que ser e, se o tipo não mentiu, é patrocínio do actual director regional da DREAlentejo, diz que de um mestrado muito amado.

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  12. Fico aqui a pensar no tipo das 17:06, um politécnico das dúzias?

    Ali há gato!

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  13. A setora tem razão. Isto não passa da prova mais do que provada de que a constituição de turmas mais pequenas e de nível, que os professores há tanto pedem, resulta. É a prova mais do que provada de que o sucesso não interessa, na medida em que há sempre uns iluminados, uns projectos megalómanos e uns pseudopadrinhos que lucram com estes pseudo novo projectos... Mascára-se tudo baptizando a coisa com nomes de ovo de colombo e/ou com nomes mitológicos para prolongar o mito de que são as escolas e os professores que não querem ou que são incapazes. Corja de hipócritas!

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  14. Professores fazerem comentários destes é incrivel!? Significa que falam sem ter lido essencialmente o que são estes dois projectos.Estes 2 projectos são das poucas formas de agarrar os alunos que ficaram lá trás e nunca mais conseguem acompanhar os alunos. Falam de turmas de níveis? Vejam e analisem nas escolas as turmas A,B,C(manhã) de cada ano e vejam se não são as melhores da escola?! Eu chamo a isto turma de níveis. E os outros chumbam ano após ano e ninguém faz nada é claro que estes não são os filhos dos professores. Façam o favor de ler mais sobre o assunto e depois talvez possam dar a vossa opinião. Não sejam os velhos do Restelo. Graças a Deus que existe alguém (autoras dos dois projectos)que em final de carreira ainda se preocupam com o verdadeiro sucesso dos miúdos.

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