segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Logo é que vai ser

Uma amiga soprou-me que logo à noite, no prós e contras, vamos ter pela Ministra o Conselho das Escolas e contra a Ministra, entre outros, um sindicalista manso e o mais ilustre representantes dos pais, o quase-qualquer coisa Albino.
Se me dão licença, os que são contra a Ministra, deixo-lhes aqui alguns conselhos:

1 - Não embarquem nos números que a senhora vai lançar: mais alunos, menos professores, refeições para todos, escola a tempo inteiro e muita mais conversa fiada...

2 - Nem percam tempo a atacar a sua política de educação, pois sairão a perder.

3 - Não percam tempo com políticas, sonhos, ideias, concretizações. É isso que ela quer, é nessa propaganda que este Governo é bom.

3 - A melhor estratégia será atacar a incompetência técnica do ME:

. As asneiras que anda a dizer o Valter "Excesso Grave de Faltas" Lemos pelo país inteiro.

. As mentiras pinceladas de verdades que o Jorge "Sinistro" Pedreira trata de difundir como nos tempos de dirigente sindical .

. As grosserias escritas e difundidas pela DGRHE.

. Os erros nos exames nacionais e os processos que condenaram o ME a repetir exames nacionais

. Os processos que condenam o ME a pagar milhares de horas extraordinárias a professores que fizeram aulas de substiutição em 2005/2006.

. A vergonha que foi o concurso a professor titular e os recursos que foram interpostos.

. As constantes ilegalidades, desconformidades e imoralidades que têm vindo a ser praticadas à margem da lei, cujos exemplos mais recentes são:

Despacho ferido de ilegalidade - Por impôr o termo ilegal de mandatos de eleição (Valter Lemos)Despacho com vício de ilegalidade - Por delegar na Presidente do CCAP as funções do órgão (Jorge Pedreira)
Despacho desonesto - aprova modelos de fichas de auto-avaliação e avaliação que vão ser, posteriormente, alvo de negociação (Jorge Pedreira)
Recomendações ilegais - Por usurpação de funções - a Presidente do CCAP emitiu recomendações à revelia do órgão a que preside e que competiam única e exclusivamente àquele e não à sua presidente (Presidente do CCAP).
Despacho a que se refere o Ofício-Circular nº 6 - Por incompetência (pois vem suspender uma lei).

. Reforcem os tiros aos prós com as sentenças perdidas em tribunal, com as providências cautelares admitidas, com os atropelos e interpretações convenientes do decreto que regula a avaliação dos professores.

É por aqui que devem ir: mostrar a incompetência técnica do trio maravilha é o único caminho que deixará sem defesa os prós.

Espero que os convidados que logo vão usar da palavra ainda retenham os valores da cidadania, da verdade, da justiça e da dignidade, que aprenderam com os seus profesores na escola e que não verguem a espinha a interesses conjunturais e pessoais.

Reitor

3 comentários:

  1. Tem RAZÃO SR. REITOR. A ministra havia de ser confrontada com a mentira. Os secretários de estadoda educação, a ministra mentem descaradamente (do Sócrates já nem falo). O estatuto dos alunos é uma vergonha e as novas oportunidades são um embuste.

    ResponderEliminar
  2. Já viu como a sua amiga estava enganada?

    não foi essa a composição do painel, sr.chefe dos serviços de administração escolar!

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão Pedro. Vou dar um ralhete à minha amiga e hoje levará, apenas,dois grandes beijinhos. Como deve perceber, não quero comentar a do "chefe dos serviços de administração escolar".

    ResponderEliminar