Uma amiga soprou-me que logo à noite, no prós e contras, vamos ter pela Ministra o Conselho das Escolas e contra a Ministra, entre outros, um
sindicalista manso e o mais ilustre
representantes dos pais, o quase-qualquer coisa Albino.
Se me dão licença, os que são contra a Ministra, deixo-lhes aqui alguns conselhos:
1 - Não embarquem nos números que a senhora vai lançar: mais alunos, menos professores, refeições para todos, escola a tempo inteiro e muita mais conversa fiada...
2 - Nem percam tempo a atacar a sua política de educação, pois sairão a perder.
3 - Não percam tempo com políticas, sonhos, ideias, concretizações. É isso que ela quer, é nessa propaganda que este Governo é bom.
3 - A melhor estratégia será atacar a incompetência técnica do ME:
. As asneiras que anda a dizer o Valter "Excesso Grave de Faltas" Lemos pelo país inteiro.
. As mentiras pinceladas de verdades que o Jorge "Sinistro" Pedreira trata de difundir como nos tempos de dirigente sindical .
. As grosserias escritas e difundidas pela DGRHE.
. Os erros nos exames nacionais e os processos que condenaram o ME a repetir exames nacionais
. Os processos que condenam o ME a pagar milhares de horas extraordinárias a professores que fizeram aulas de substiutição em 2005/2006.
. A vergonha que foi o concurso a professor titular e os recursos que foram interpostos.
. As constantes ilegalidades, desconformidades e imoralidades que têm vindo a ser praticadas à margem da lei, cujos exemplos mais recentes são:
Recomendações ilegais - Por usurpação de funções - a Presidente do CCAP emitiu recomendações à revelia do órgão a que preside e que competiam única e exclusivamente àquele e não à sua presidente (Presidente do CCAP).
. Reforcem os tiros aos prós com as sentenças perdidas em tribunal, com as providências cautelares admitidas, com os atropelos e interpretações convenientes do decreto que regula a avaliação dos professores.
É por aqui que devem ir: mostrar a incompetência técnica do trio maravilha é o único caminho que deixará sem defesa os prós.
Espero que os convidados que logo vão usar da palavra ainda retenham os valores da cidadania, da verdade, da justiça e da dignidade, que aprenderam com os seus profesores na escola e que não verguem a espinha a interesses conjunturais e pessoais.
Reitor