quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

É passá-los a todos

"É preciso que haja a noção nas escolas de que a retenção é um fenómeno de último recurso. Só que o discurso que passa é que mais rigor implica mais retenção, o que é totalmente falso." . Há muitos países onde não há retenção ou esta só existe em final de ciclo. (...) a retenção é uma solução extrema e de último recurso. É preciso que as escolas assimilem a ideia de que a retenção não é normal."
(Jorge Pedreira, Público & DN, 05-12-2007
)
Jorge Pedreira é Secretário de Estado Adjunto e da Educação. Custa perceber que, sendo a retenção (reprovação/chumbo) uma solução extrema, de último recurso e anormal. o Dr. Jorge Pedreira ainda não tenha acabado com ela?
Porque é que o governo não põe termo ao chumbo e nos retira dos últimos lugares dos estudos internacionais?
O governo devia assumir-se e mostrar a verdadeira face: se já permitiu que os alunos faltem às aulas e passem de ano, se se prepara para obrigar os alunos a andar na escola até ao 12º Ano, mesmo contra a sua vontade, também pode impedir que chumbem.
A educação portuguesa marcha de costas, por isso é que está mal: o "estado educador" preocupa-se com os malandros e os preguiçosos (Ah! Pois. Não são malandros e preguiçosos, são antes jovens com falta de motivação e com problemas sócio-económicos) e nunca se preocupa com os milhares de jovens que podiam atingir patamares de excelência, superiores aos dos seus vizinhos europeus, e que ficam ,"quase lá" porque o Estado não lhes deu apoio, nem lhes abriu o caminho para correrem e chegarem longe. Não. O Estado está preocupado com os que não querem "correr" e, para que acompanhem os que mais "correm", trava o passo a estes proporcionando a todos uma falsa "igualdade de sucesso".
Os governantes do nosso "estado educador" emitem opiniões e escrevem artigos nos jornais em vez de fazerem. Em vez de opinarem, deviam fazer aquilo para que são pagos. É isso que se espera deles. Se o governo acha que não devia haver retenções, proceda em conformidade e não nos venha atirar areia para os olhos.
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário