domingo, 25 de junho de 2017

Uma Especialista Maneirinha



A diferença é enorme porque os propósitos destas provas são distintos. O exame é uma prova que tem por objectivo classificar e hierarquizar os alunos. Enquanto as provas de aferição têm como preocupação fornecer informação detalhada às escolas sobre o desempenho dos alunos, o que pode constituir mais um elemento sobre o que há a regular, sobre aspectos a que é preciso dar mais atenção, etc. E, portanto, existe a preocupação de se dar um contributo para melhorar o ensino e, consequentemente, as aprendizagens dos alunos. O que não acontece com os exames. Sabemos que o que sai no exame vai influenciar grandemente o trabalho do professor em sala de aula. A existência de exames tem o efeito de reduzir o currículo aos conteúdos que saem na prova. Portanto, traduz-se num ensino muito centrado na preparação para esta avaliação.


Segundo esta especialista, o exame é diferente da prova de aferição porque tem propósito distinto da prova. Pois, já sabíamos.
O que muitos não sabiam e que ficaram a saber é que a prova de aferição é melhor que o exame porque dá "um contributo para melhorar o ensino e, consequentemente, as aprendizagens dos alunos. O que não acontece com os exames". Uma impostura intelectual que a esquerda não denuncia, obviamente, mas que mereceria um ataque implacável da direita. Onde está a direita?






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