segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Um Socialista a Falar Verdade. É Raro, Mas Acontece.


A visão negra sobre o sistema educativo português e as vozes que clamam que o ensino está cada vez pior, sem qualidade, não encontram respaldo nestes dados. Como muitos de nós há algum tempo dizem, a escola portuguesa tem melhor imagem externa do que interna, pelo que é preciso inverter o discurso de desvalorização da escola e dos seus atores.
Olha que a tua vizinha Mortágua está farta de desvalorizar a escola do tempo do Crato.


Eu próprio já tinha dito isto João: o sucesso da melhoria dos resultados escolares deve-se mais às políticas e equipas ministeriais do que aos professores.

Para referir apenas um exemplo, quando vemos que há uma progressão consistente dos resultados do PISA, mas os alunos portugueses não exibem o mesmo nível de progressão nos exames nacionais de 9-º e 12.º ano, devemos questionar as razões para esta assimetria e até avaliar os nossos próprios instrumentos de avaliação externa – um desafio para o Conselho Científico do IAVE
Bem vindo João. Esta conclusão a que agora chegas não é nova: o IAVÉ é INCOMPETENTE.

E, por isso mesmo, o sucesso escolar não tem dono. Não é deste ou daquele governo, não é desta ou daquela escola. Sempre que temos menos alunos retidos, sempre que a escola combate injustiças socias garantindo melhores aprendizagens para todos e em particular para aqueles que nascem em contextos em que tudo concorre para que a vida lhes corra mal, sempre que tal acontece, é o país que ganha. O sucesso escolar não tem dono, porque é um desígnio nacional e, por isso mesmo, é uma vitória para todo o país
Bem dito, João. Portanto e concluindo, o Crato, não foi o destruidor da Escola Pública de que tanto falou o teu Ministro, apenas a melhorou como os seus antecessores.

Sem comentários:

Enviar um comentário