domingo, 21 de agosto de 2016

Esta Frase Assassina o Artigo, São José.


Recorde-se o que foi a campanha de descredibilização pública dos professores levada a cabo nos governos de José Sócrates, que foi prosseguida com igual afã no executivo liderado por Pedro Passos Coelho.
Sobressaem no teu texto, logo nas primeiras linhas,  as bandeiras do PCP e do sindicalismo docente,
Erradamente, colocas os professores no centro do sistema de ensino esquecendo os alunos, estes sim, o centro nevrálgico do sistema.
E depois vais por aí adiante, cega, até te esbarrares na parede.
Sem professores que se sintam dignificados e respeitados no desempenho da sua profissão não há ensino que funcione e que seja um investimento no futuro.

O ensino apenas funciona se houver professores que se sintam dignificados e respeitados na sua profissão? Ah! Agora percebo porque é que o ensino privado funciona tão bem em Portugal (sim, sim, nem todo, mas a esmagadora maioria como se vê pela preferência dos portugueses): funciona bem porque os professores sentem-se dignificados e respeitados no desempenho da sua profissão.

Mas, onde verdadeiramente assassinas qualquer veleidade de isenção é na comparação entre os governos do Sócrates e os do Passos Coelho: com que então, Passos prosseguiu com a descredibilização pública dos professores iniciada pelo inginheiro
Como? Que fez Passos aos professores que os tivesse descredibilizado aos olhos do povo?


2 comentários:

  1. Concordo na generalidade com o que diz. Embora esteja aposentada, não vi , não li , não ouvi nenhum ataque de Passos Coelho aos professores e tenho estado atenta, pois nunca deixamos de ser professores mesmo aposentados. Nem nenhum ataque por parte de Nuno Crato. Será que a jornalista se refere a algum jornalista de serviço? Devia dizer quem. O que está para vir por parte do atual ministério ainda não se nota muito e não vai ser muito comentado ou criticado por razões óbvias. Mas já começou a descredibilização dos docentes por parte da geringonça. Por exemplo quando alguns dos responsáveis pelo ministério já afirmaram que o insucesso é culpa dos professores que têm a "cultura da retenção"... vamos ter mais do mesmo à boa maneira dos seguidores do "inginheiro". Só que agora são poucos a criticar.... a geringonça havia de me fazer rir. Riso amargo pois trata-se da educação e qualificação das crianças e dos jovens portugueses...
    Apesar de concordar com a sua argumentação, na generalidade, acho que a jornalista subentende o interesse dos alunos, não me parece que esteja apenas a falar do interesse corporativo dos professores. Também realço um facto que ou é desconhecido ou é encoberto e neste caso pode ser pela esquerda e/ou direita simultaneamente: não são só as privadas que "funcionam bem", há escolas públicas preferidas pelos pais que tudo fazem para que os filhos nelas fiquem, chegando a mudar de residência para ser possível inscrever os seus rebentos nelas e não nas outras da sua antiga morada. Ora isto é bastante interessante e deveria ser devidamente estudado.

    ResponderEliminar
  2. Desafio-a a si e ao reitor a encontrar uma citação da tutela a culpar os professores pelo insucesso.
    Quanto a Nuno Crato nem vale a pena comentar.

    ResponderEliminar