sábado, 26 de março de 2016

Histórias De Encantar Contadas Às Criancinhas



O Orçamento Participativo na Escola cria um mecanismo que permite aos estudantes envolverem-se ativamente na melhoria das vivências ou dos processos de aprendizagem que se desenvolvem localmente.
PPromove-se assim o espírito de participação e de cidadania dos estudantes, valorizando a sua opinião em decisões que os afetam diretamente. Ao mesmo tempo estimulam-se as suas escolhas responsáveis, a sua familiaridade com os mecanismos do voto e a sua participação na concretização da execução das escolhas efetuadas.

Como esta ideia tem paternidade chuchalista, uma de duas coisas acontecerá de certeza: ou é peta ou os estudantes vão decidir de entre as possibilidades previamente decididas por outros, talvez pelos diretores ou pela DGE ou por outra coisa qualquer. 
Certo, certo é que os alunos não vão escolher nada ou votarão em escolhas feitas previamente por outros. Aposto singelo contra dobrado.
Quanto à promoção do espírito de participação e de cidadania e à estimulação da familiaridade com os mecanismos de voto (dialeto chuchalista), vou ali e já venho. 
Então os alunos não votam para escolha dos chefes de turma? E para a eleição da associação de estudantes? Só ainda não devem votar, penso eu, para escolha dos professores. 
Se os deixassem escolher os professores e nos deixassem a nós portugueses escolhermos os compatriotas que quiséssemos para nos representarem no Parlamento, isso sim seria estimular qualquer coisa ...
Assim, os jovens alunos perceberão o engodo apenas quando virem as escolhas que podem fazer ou quando crescerem mais um pouco.
Nessa altura procurarão outros estímulos.
Intrujões

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