Proposta de fusão de Agrupamentos nos Concelhos de
Lisboa, Odivelas, Oeiras e Amadora
Lisboa, Odivelas, Oeiras e Amadora
Porquê?
Razão Principal:
A mobilidade é bastante aceitável e a rede de transportes públicos é boa. Numa altura em que se pede sacrifícios aos Portugueses, em particular, aos funcionários públicos, será que é necessária a existência de tanto despesismo? Não será melhor fazer reformas estruturais, permanentes, que permitam garantir, neste caso, a sustentabilidade da Educação tendencialmente gratuita?
A bem da garantia futura dos subsídios de Férias e de Natal… O País não produz para manter o Estado Social tal como está… Não somos ricos… Não temos petróleo…A nossa população está envelhecida e os custos com o sistema de saúde e as pensões não param de aumentar.
Razões Secundárias:
#1 Permite rentabilizar de uma forma mais eficiente os recursos humanos: Pessoal docente e não docente (assistentes operacionais e assistentes administrativos). Permite ter apenas uma secretaria central, sediada numa Escola Secundária. Das 20 Escolas Secundárias de Lisboa, foram várias as intervencionadas pela “Parque Escolar”.
#2 Os ganhos financeiros que se conseguem com a redução de elementos das direcções são enormes: De 12/13 elementos, além de assessores, passariam para 5, após a CAP. Isto, apenas com a fusão de 2 Agrupamentos.
#3 A redução de estruturas intermédias seria muito elevada. Senão vejamos: Um único Conselho Geral (os 3 representantes da Câmara teriam apenas um Conselho Geral, em vez de três); de seis coordenadores dos directores de turma teríamos apenas 2; um único Conselho Pedagógico; coordenadores de departamento, disciplina, equipas PTE, assessores, equipas do Ensino Especial etc.
#4 Evitava-se horários incompletos nos mesmos grupos de recrutamento. O contribuinte não deve pagar um vencimento completo para um trabalho a tempo parcial!
#5 As ofertas aos alunos não seriam duplicadas ou triplicadas. O Agrupamento teria uma só política em termos de ofertas curriculares. Não poderia existir, por exemplo, um CEF semelhante em dois sítios com apenas 12 alunos!
#6 A gestão das horas não lectivas provenientes do artigo 79º do ECD permitiria ganhos muito elevados em termos de eficiência. Com tantas horas, o Director pode gerir melhor os projectos e actividades comuns, alocando essas horas, incluindo apoio ao estudo no 1º Ciclo, de forma mais eficaz. Há tantos docentes que não se importariam de cumprir essas horas em dois dias no final de uma tarde! Além disso, a redução dos cargos de gestão intermédia permite que o Director fique com mais possibilidades de escolha de docentes para determinada função e ter em conta as diferentes motivações e capacidades.
#7 Permite poupar dinheiro com as AEC: muitos docentes podem completar o horário letivo com horas nas atividades de enriquecimento curricular.
#8 Permite racionalizar vários projectos, como o Desporto Escolar, a Promoção da Sexualidade e da Saúde, entre outros, dando-lhes dimensão e projecção regional e nacional.
#9 Conduz a um aumento as sinergias para o acompanhamento dos alunos ao longo dos 12 anos de escolaridade obrigatória.
#10 Com o fim das Direcções Regionais de Educação e a transferência de muitas competências para as Escolas, permite responsabilizar mais o Director na assunção das escolhas que fez no seu Agrupamento.
ESCOLAS-SEDE DE AGRUPAMENTO (PUTATIVAS, QUE NÃO DE FACTO)
ESCOLAS A AGRUPAR
Agrupamento de Escolas Zarco
Escola Secundária Camilo Castelo Branco
Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Escola Secundária Miraflores
Escola Secundária Professor José Augusto Lucas
Escola Secundária Quinta do Marquês
Escola Secundária Sebastião e Silva
Nota Bene: Se algum dos escassos leitores que por aqui passam perguntar a si próprio porque é que os argumentos que utilizo são decalcados destes, a resposta é simples: a Ramtheory é absolutamente arrasadora pois, hélas, aplica-se a qualquer localidade onde existam, pelos menos, duas escolas.
A bem da Educação
Reitor
Para quem era contra os Agrupamentos e é contra o centralismo, aqui está uma cambalhota, ou duas...
ResponderEliminarNão seria melhor o ministério da Educação gerir TODAS as escolas? As vantagens eram exponenciais, carago!
E só se fala de cortes e gestão e...
Para onde foram as exigências de melhor educação, para todos, em condições de igualdade (por cima) e qualidade, a formação contínua dos professores, o colaboracionismo, o perfil individual, blá, blá, blá...
Mudam-se os tempos, mudam as pessoas e mudam os paradigmas?
A "classe" não tem classe nenhuma!
Não percebeste nada, Miguel.
ResponderEliminarReitor
ResponderEliminarEsse é o meu problema... Se eu entendesse a realidade estava calado.
Abraço
o esquecimento foi propositado...? cascais e sintra...!
ResponderEliminare então o 'arco ribeirinho'...? compunha melhor o ramalhete...!
E que tal juntar também tudo o resto até Santarém (incluindo a ESE) :))
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