domingo, 1 de outubro de 2006

Debata-se, pois.

Esta a decorrer um debate nacional sobre educação, promovido pela Assembleia da República e pelo Governo e organizado pelo Conselho Nacional de Educação.
A questão que estrutura todo o debate é a seguinte:
Pela parte que me toca, proponho:
1 - Que se leia o Manifesto para a Educação da República.
2 - Que se leiam os escritos de Guilherme Valente, Carlos Fiolhais e Nuno Crato sobre Educação.
3 - Que se demitam todas as chefias, coordenações intermédias e de cúpula da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, a mãe de todas as asneiras.
4 - Que as Direcções Regionais de Educação sejam esvaziadas de todas as competências de "gestão das escolas" e se dediquem, "apenas", à manuetnção dos equipamentos escolares, produção de estudos e estatísticas de âmbito regional, resolução de conflitos; resolução de recursos/reclamações, funções gerais de acompanhamento, validação de processos, controle de custos, uniformização de procedimentos e avaliação das escolas.
5 -Nesta linha, proponho a redução em 60% do pessoal que trabalha, actualmente, em cada Direcção Regional, em cada nível de decisão - na sua maioria em resultado de nomeação política ou cunha.
6 - A responsabilização/distinção pessoal de cada funcionário/agente pelas funções que exerce: pelos resultados obtidos e pela qualidade do trabalho realizado.
7 - A responsabilização efectiva de pais e alunos pelo comportamento destes na escola.
8 - Uma maior correlação das faltas dadas ao serviço com o vencimento.
9 - a devolução às escolas, melhor, à direção das escolas da capacidade para avaliar os seus funcionários, todos eles.
10 - A transferência para a direcção das escolas da capacidade para, anualmente, poder exonerar e/ou admitir 5% do seu pessoal.
11 - A atribuição à direcção das escolas (formada maioritariamente por pais) da competência exclusiva para admitir/demitir o (s) responsável (veis) pela gestão diária.
12 - A devolução aos pais da LIBERDADE para escolher a escola dos filhos

Eis algumas ideias que poderão melhorar a Educação nos próximos anos. Nada que qualquer português com mediana inteligência e juízo quanto baste não saiba há muito tempo.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário