domingo, 15 de outubro de 2006

De onde saiu esta?

Ao folhear o JN de hoje fiquei deveras, sim deveras, surpreendido com a acutilante intervenção da Sra. Directora Regional de Educação do Norte (DREN).
Ia a dita senhora perorando umas vacuidades sobre o insucesso escolar, as suas causas e consequências, quando, à laia de golpe de estilete lança esta pérola: “Estamos no início do século XXI e ainda temos muita herança do tempo do Estado Novo…Marcas que se reflectem nos 15% dos jovens que não terminaram a escolaridade obrigatória e em 50% de jovens que não completaram o 12.º ano”.
Leio, releio e não acredito em tamanha desfaçatez. Com que então, 32 anos depois do 25 de Abril, os filhos daqueles que eram crianças então, ainda sofrem as consequências do Estado Novo? E a responsabilidade dos políticos que nos têm governado? E a dos Directores Gerais e Regionais? Nada?
Esta Directora é fina. E merece o que ganha: ao relegar as culpas do insucesso escolar de hoje no regime de antes de 1974, não só afasta as responsabilidades deste governo, como de todos os governos do pós 25 de Abril. Assim como ficam afastadas, desde já, as suas próprias responsabilidades.
Voilá. Está aqui a resposta àqueles que não encontravam razões para a nomeação desta girl socialista, afilhada política de Augusto Santos Silva, para este cargo.
Faz-se uma busca no Google sobre Margarida Moreira e…nada. Não se lhe conhece uma ideia, um estudo, um projecto sobre e para a educação dos portugueses, excepto que o Estado Novo é o responsável pelo elevado insucesso escolar em 2006. Cabecinha pensadora!
Mas não ficamos por aqui. A Sra. DREN perorou mais um bocadito e …nova minhoca: Segundo a senhora, os regimes comunistas do Leste da Europa é que eram bons para o sucesso escolar. Ora vejam o que diz sobre os jovens do leste a estudar nas nossas escolas: “são os alunos que os professores mais gostam porque têm respeito e cultura pela escola”. E “Os miúdos de Leste conseguem aprender a nossa língua de forma fantástica, com os mesmos professores e as mesmas escolas. Temos aqui, portanto, um problema cultural da sociedade”. Uma pinga à saúde desta Directora Regional!
É Sra. DREN. É um problema de sociedade, de ascensão social: em Portugal não se percebe como é que alguns ascendem a lugares de responsabilidade. Poderíamos até dizer que, em Portugal, o insucesso escolar tem sido muitas vezes sinónimo de sucesso político, não é verdade, senhora directora?
A Bem da Educação!
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário