segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Excelente Prosa. A Favor Da Liberdade.

Em poucas e curtas palavras, Henrique Raposo faz a apologia da liberdade de ensino e diz, simplesmente e sem qualquer profundidade de estudo ou de análise, mas com o bom senso que a experiência que a realizadade aconselha, aquilo que é óbvio e não carece nem de demonstração, nem de estudos internacionais nem de gráficos: os cidadãos deveriam ser livres para poderem escolher a escola que querem para os seus filhos. Aqueles que têm esssa liberdade defendem-na com todas as forças:
quando ameaçam fechar estes colégios aqui em Portugal, as cidades, as vilas, as terras, os pais, os alunos, no fundo, as comunidades servidas pelos ditos colégios levantam-se em peso para os defender
O general veio com a artilharia pesada para exterminar o mosquito que pousou na borda do prato. Vai daí, chumbo no Raposo. Com estudos internacionais, com gráficos.... Tudo para concluir que os estudos internacionais mostram que em Portugal (onde a educação está monopolizada pelo Estado) os resultados são melhores que nos países onde existe maior liberdade de escolha da escola.
Aqui chegados, o primeiro-ministro pode ter a coragem e a inteligência para propor uma mudança estrutural no ensino e dar mais liberdade de escolha às famílias, sem qualquer risco, uma vez que nenhum português escolherá as escolas privadas nem as que têm contrato de associação para educar os filhos porque os resultados escolares são piores que nas públicas. Nem veremos mais os cidadãos a levantarem-se em peso para defender as escolas privadas.

E se os cidadãos continuarem a preferir as privadas?
Irra! Estão errados e não sabem o que querem.

Reitor

4 comentários:

  1. Ainda sou do tempo do sr. Reitor.
    E do tempo de os meninos mais espertitos irem uns para o liceu, se tinham dinheiro e outros para a escola técnica se não o tinham.

    Isso da liberdade para escolher a é uma treta, porque toca no meu/nosso dinheiro. Público a pagar o privado?! Isso é que era bom!.

    ResponderEliminar
  2. Pois, pois.
    Ninguém quer pagar aos privados.
    O ensino privado está a definhar, por isso é que, mesmo que o governo dê liberdade aos pais para escolherem a escola dos filhos, os pais, que não são tontos, vão escolher as privadas

    ResponderEliminar
  3. Pois...
    As privadas de Lisboa, do Porto, de Coimbra, de Leiria ou das Caldas; que nestas serras onde vivo, a escolha é entre a escola de todos e a escola que há, que é rigorosamente a mesma. E os pais dos meninos "escolhem" entre mandar os filhos para a escola. a única, ou para a oficina do Rodrigues, que também é a única.
    E, qualquer dia, um dos meninos será, também, o único. E a escola da vila será uma escola de restos de meninos, Pública, pois claro, que as privadas não conhecem estes lados.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo!
    O senhor tem por aí, nessas serras onde vive,algum hipermercado ou centro comercial tipo Colombo ou Norteshoping?
    Não, pois não?
    É que os donos dessas superfícies comerciais não conhecem esses lados.
    Contudo, tenho a certeza de que muitos dos que escolhem a serra para viverem são felizes. E que muitos dos que vieram para Lisboa ou Porto ... ou Caldas vão aos centros comerciais, podem ser felizes mas não querem saber quem é o dono da escola

    ResponderEliminar