sábado, 16 de dezembro de 2006

Escola Quinta das Palmeiras

Comojá repararam, o nosso governo é especialista em criar Grupos de Trabalho e Unidades de Missão. Estes nomes pomposos e grandiloquentes foram, durante o reinado do malfadado Guterres, os alfobres de boys e girls que espigaram pela função pública como junça na primavera. Hoje, com o governo Sócrates e embora o socialismo esteja lá, ainda lhe dou o benefício da dúvida.
Por estes dias estive a ver o trabalho de um desses grupos de trabalho. Melhor: estive a ler os relatórios do "piloto" (esta designação não é socialista de certeza. Falta-lhe a grandiloquência e o pedigree característico dos grandes intelectuais de esquerda) do Grupo de Trabalho de Avaliação das Escolas.
Li-os todos. E li também os "contraditórios" (vai aspada porque alguns contraditórios são assim tipo "prosditórios"). Leitura que recomendo.
Ora bem, por onde começar?
Começo por dizer que a escola que obteve melhor nota foi a Secundária Quinta das Palmeiras da Covilhã. Teve Muito Bom em todos os parâmetros.
Visitei a sua homepage e fiquei agradavelmente surpreendido pelo toque "empresarial" da escola: têm dossier de imprensa, lista de patrocínios, consulta de opinião e mais algumas marcas gestionárias da moda, como por exemplo as reportagens de valorização da escola. Ou da empresa?
Outra surpresa agradável foi ver a quantidade de funcionários da secretaria que possuem licenciatura. É notável e, provavelmente, um dos factores que justificam, também, estas classificações (curiosamente, os avaliadores não deram qualquer importância a este facto).
Outra nota positiva é o gosto dos alunos pela sua escola, muito referido no relatório: quando os alunos gostam da sua escola, está meio caminho andado.
Do relatório também ressalta que a escola e quem a dirige têm um projecto de vincada intencionalidade, o que é raro e positivo.
Durante a leitura e as pesquisas que fiz, ficaram duas outras impressões curiosas: uma delas resultou do facto de ainda hoje não saber quem dirige a escola: não há director, nem conselho executivo, nem reitor, nada. Só há nomes do pessoal administrativo. O chefe chama-se Dr. Fernando Manuel Pina Ferreira e está de parabéns. Estranho, não é?
O outro facto estranho e fortuito concerteza, prende-se com a localização da escola: fica na Covilhã, na terra onde este senhor é membro da Assembleia Municipal. Curioso, apenas.
Reitor

1 comentário:

  1. "É notável e, provavelmente, um dos factores que justificam, também, estas classificações (curiosamente, os avaliadores não deram qualquer importância a este facto)" ->talvez pelo simples facto de não ter importância nenhuma...só mesmo os "intelectualóides" de esquerda para pensar que o facto de uma pessoa não possuir licenciatura faz dessa pessoa completamente "não apta" a fazer o que quer que seja...

    falta talvez à sua pessoa um pouco de vergonha e de conhecimentos na área de informática pois se tivesse procurado no site da escola talvez tivesse encontrado os nomes do presidente do conselho executivo e que o senhor Dr. Fernando Manuel Pina Ferreira não faz parte de órgão nenhum da escola...





    já agora, talvez precise não só de uma lufada de ar fresco na mentalidade mas também na regulação das ideias...estão um pouco bolorentas!

    ResponderEliminar