terça-feira, 19 de maio de 2020

Algunos Monos Más





Um verdadeiro influencer tardio a lançar mais confusão nas escolas a seis semanas de terminar o ano letivo.
"Assim, avaliar é mais do que medir, significa atribuir valor quer seja em presença ou a distância", diz o moço.
Já não chegava aos coitados dos professores terem de lidar com a pandemia, com o medo, com a falta de computadores e de internet, com a falta de vontade dos alunos e a educação de muitos pais.
Têm ainda que lidar com a estupidez de muitos governantes que não fizeram os que lhes competia para garantir equidade e igualdade entre os jovens, mas têm sempre um sermãozinho para dar aos professores.
Está-se mesmo a ver professores e órgãos das escolas a analisar as teorias do Dr. João Costa e a implementarem "triangulações" na grande área.
Um autêntico mestre da tática, tipo Jorge Jesus da margem sul.

3 comentários:

  1. O documento é acompanhado de uma carta assinada pelo SE João Costa denominado de “Importância da Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D)”.
    Na 1.ª de duas páginas, no fundo, pode ler-se, “Exatamente porque a avaliação é formativa, é possível emitir um juízo global no final do processo.” Ora, sabendo que o conceito de avaliação sumativa definido em sede de Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, artigo 24.º, cito, “3 — A avaliação sumativa traduz-se na formulação de um juízo global sobre as aprendizagens realizadas pelos alunos, tendo como objetivos a classificação e certificação”, ficámos agora saber pela mão do SE que a avaliação formativa é igual à avaliação sumativa.

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  2. Ou sou eu que nao sei ler ou está a dizer o contrário do que quer dizer. Na minha escola, toda a avaliação é formativa e por isso é que podemos a partir dos dados recolhidos emitir o juízo global que está na definição da sumativa. Onde é que isto quer dizer que formativa e sumativa são iguais?

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  3. A colega Agostinha não deve dizer que que recolhe dados da avaliação formativa para emitir uma juízo global e atribuir classificação a um aluno. A isso chama-se enganar os alunos e o sistema. Da avaliação formativa não podem fazer-se juízos sumativos, esses resultam da avaliação sumativa. Que raio de confusão vai na sua cabeça!

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