Propostas para reduzir os índices de indisciplina
- Criar um sistema de monitorização informática, que recolha os dados disciplinares de todas as escolas portuguesas (ex: utilizar o MISI);
- Dar formação/orientação aos Diretores Escolares, a fim de uniformizar critérios disciplinares;
- Desburocratizar o estatuto do aluno, os procedimentos disciplinares são muito formais, tornando a escola uma espécie de “tribunal dos pequeninos”.
- Incluir na formação de base de futuros docentes uma componente teórico-prática de gestão/mediação de conflitos;
- Fornecer ao corpo docente e não docente, atualmente no ativo, formação específica sobre como gerir/mediar situações de indisciplina escolar;
- Atribuir um crédito horário às escolas, especificamente para a abertura de Gabinetes Disciplinares (equipas multidisciplinares), fundamentais para uma política disciplinar de proximidade e consequente prevenção;
- Reduzir a carga letiva dos alunos e dimensão das turmas;
- Simplificar os percursos alternativos, dando-lhes uma forte componente prática, reduzindo a sua carga letiva e apostando na formação cívica destes alunos.
- Apostar num regime de co-docência em turmas de maior insucesso escolar e/ou com problemas comportamentais.
- Reforçar os meios de estruturas colaborativas e técnicos nas escolas (ex: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e psicólogos)
- Ajudar os encarregados de educação a lidar com os filhos que apresentem elevados níveis de indisciplina escolar.
- Responsabilizar de forma efetiva os encarregados de educação que não cumpram com as suas obrigações, nomeadamente quando não comparecem à escola.
- Investir na Escola Pública.
O professor Alexandre faz um esforço notável para tentar dizer coisas úteis. Notável, mas inglório e prejudicial à Escola Pública, com maiúscula como ele próprio utiliza.
Insiste em chamar "estudo" a um questionário enviado para todas as escolas e respondido por 47!!! Ou por uma 47 vezes, tanto faz.
Persiste no erro de não distinguir uma amostra aleatória simples (a que utiliza) de uma amostra aleatória estratificada, que pomposamente diz utilizar.
As propostas para reduzir os índices de indisciplinas são de uma indigência atroz. Vejam que se resumem a:
- mais papéis,
- mais leis,
- menos aulas e menos alunos,
- mais aplicações informáticas,
- mais formação para professores, pessoal não docente, diretores e, pasme-se, para os pais.
E NADA, mas NADA mesmo para os prevaricadores.
Arre!
E nem imagina o esforço que foi serem 47...
ResponderEliminarSobre estratificada...
"Separar, a partir de um grupo de um número maior de elementos ou dados, em sub-grupos compostos pelos itens semelhantes ou com características e/ou medidas similares."
Na minha humilde opinião julgo que existe uma separação.
Sobre a palavra "estudo". Existem coisas tão mais importantes para falar...
Sobre as propostas que apresento. Gostava de conhecer as suas... Ou é só "malhar"?
Você tem feito um bom trabalho e admiro-o por isso. Honestamente.
EliminarMas, talvez porque o trabalho é muito, tropeça com alguma frequência. No entanto, objectivamente, alcança os seus objetivos. Veja que hoje todos falam do seu "estudo", até há debates na tv sobre o dito. Espremido o "estudo", fica-se com zero.
Vou tentar ser assertivo para o ajudar.
1-O seu "estudo" é absolutamente insignificante; 47 agrupamentos em mais de 800.
2 - O seu "estudo" não tem qualquer fiabilidade, simplesmente, as 47 respostas que teve podiam não ser de 47 agrupamentos mas de apenas um ou dois. Digo isto porque eu próprio, para testar o "estudo", respondi duas vezes ao seu questionário colocando o nome de dois agrupamentos diferentes. Portantos, desde já posso afirmar que não foram 47 agrupamentos mas sim, 45, no máximo, que lhe responderam. E como eu que não faço parte de nenhum agrupamentos lhe respondi veja o gozo que poderiam ter tido alguns brincalhões.
3 - Uma amostra estratificada teria de respeitar sempre, no mínimo, os seguintes grupos: escolas isoladas /agrupamentos de escolas, escolas secundárias / escolas do ensino básico e secundário, escolas do litoral/escolas do interior, escolas do continente / escolas das ilhas, alunas/alunos...Você nem consegue saber quem respondeu, como pode dizer que a amostra é estratificada?
4- As suas medidas para reduzir a indisciplina são, lamento dizer, preguiçosas: podiam ser formuladas sem qualquer estudo, a maioria são de senso comum outras são ridículas, como aquela antepenúltima de ensinar os pais a educar os filhos, ou a última de investir na EP.
5 E nas suas propostas parece faltarem os principais actores da indisciplina, não acha?
Isto não é apenas malhar, é remover a areia dos olhos
E falta uma coisa... Quais são as suas medidas? Aproveite, pois estive com o secretário de estado e pediu-me propostas efetivas... sempre posso transmitir as suas...
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