quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tens Feito Brilhantes Análises Ao PISA, Porém, Todos Sabemos Que No Melhor Pano Cai a Nódoa...


ão foram as ACND do tempo de Guterres, nem sequer foi a tão desvirtuada reforma de Roberto Carneiro. Mas foi um pouco de tudo, o próprio desenvolvimento da profissionalidade docente – com a progressiva diminuição dos biscateiros dos tempos em que até muitos opinadores jornalísticos actuais deram aulas nos intervalos de outras ocupações – e a percepção pela sociedade, pelas famílias e por muitos alunos de que a Educação poderia ser um verdadeiro factor de mobilidade social.
E saíste-te com estas duas conclusões de antologia, erradas claro.

Primeiro, porque hoje há mais biscateiros do que havia no tempo do Guterres: conta os "técnicos especializados" e todos os biscateiros contratados pelos agrupamentos que dão aulas sem carteira profissional, compara-os com os contratados sem profissionalização - únicos biscateiros do tempo de Guterres, presumindo que é a estes que te referes - e verás como estou certo.
Segundo, porque a perceção da sociedade e das famílias sobre o papel da educação, obtida na escola, como fator de mobilidade e ascensão social é negativa. O papel da Educação como ascensor social tem vindo a retroceder desde 1974 até aos nossos dias. Precisamente ao contrário daquilo que afirmas, a sociedade e as famílias não veem hoje a escola e a educação como fator de mobilidade social. Antes pelo contrário, perceberam que há outros fatores de mobilidade social que a preferem, de longe: o amiguismo, o compadrio, o nepotismo, a cunha e a corrupção é que são, aos olhos do povo, o melhor ascensor social.
Não há um único português - excetuando os que mamam no orçamento do Estado - com mais de 55 anos que não perceba, sem qualquer dúvida, que hoje o que verdadeiramente interessa é a cunha, o conhecimento e as luvas.  Muito mais que no tempo da outra senhora.
Por isso é que o país está pobre e depenado e que os que têm mais elevado níveis de educação ... emigram.
Ainda não tinhas percebido?

 
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário