domingo, 7 de outubro de 2012

Ou Não És Português, Ou Não Vives Em Portugal, Ou Falas De Barriga Cheia. Ou As Três.



 
O Professor Doutor Ramiro Marques, explanou sobre os custos das funções sociais do estado e, liberal nos dias pares,  defendeu que os portugueses deveriam pagar por um serviço que o Estado lhes impõe: a educação
Defendeu que o estado deveria manter o atual sistema educativo centralizado, com um custo de 5000 euros/aluno, segundo as suas contas, desde que cupago pelos portugueses. 50 aéreos por mês, quantia acessível à esmagadora maioria dos portugueses, Ramiro "Socialista nos dias pares" Marques dixit.
50 euros mês é acessível? Só se for na Lua ou em Marte. Ou para um dos que se encheu à custa o erário público, desde o 25 de abril...
Para este cientista social formado, deste a 1ª classe até ao doutoramento, à custa de subsídio público, o que está mal é o preço que cada um de nós (não) paga pela educação estatal e não a educação estatal em si mesma.
Para este liberaldebarrriga cheia é tudo uma questão de números.
Tudo estaria bem se cada um dos portugueses que tem filhos na escola pagasse 50 euros mensais.
E os que têm uma questão em tribunal pagassem 50 euros por dia enquanto não se resolvesse o processo.
E que cada reformado vivesse daquilo que descontou para a segurança social.
E que as grávidas pagassem aí uns 100 euros por mês para serem serem assitidas (se o nascituro for prematuro, descontava-se).
Etc....
Asneira grossa, como se vê ao longe.

Talvez fosse mais acertado, Sr. Professor Doutor Ramiro, defender que o Estado deveria pagar a educação de cada português, entregando-lhe um montante fixo para o efeito. Aí sim, melhorava o serviço e os custos do estado com a Educação caíam para metade em dez anos.



Reitor

2 comentários:

  1. Reitor
    Gostei de ver (num dia ímpar) defender o direito à Educação.
    Não há males que sempre durem...
    Ainda nos vamos encontrar na próxima manif, se for do Porto!
    Abraço.

    ResponderEliminar