sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Não, Não Pode Ser Lapso. É Falta De Vergonha


Paulo Guinote, num lamentável poste, tal como o ex-ministro da propaganda de Saddam Hussein, tenta pintar a realizade com as cores que lhe convém. Acusando outros de falsear a realizade vem ele sugerir (porque se o dissesse diretamente, seria desmentido) que o ensino nas escolas públicas é mais barato que nas privadas.
Ora, a verdade é que cada aluno nas escolas públicas fica mais caro 399,44 euros que nas privadas, para o mesmo nível de ensino (2º e 3º ciclos e ensino secundário), obviamente.
p.46 - Não existem contratos de associação para o 1.º ciclo do ensino básico e nenhum contrato abrange Cursos de Educação e Formação, Cursos de Aprendizagem e Formações Modular

Relatório do TC



Reitor

3 comentários:

  1. Ora vejamos, Reitor:
    o 1.º ciclo não se considera pois não existe neste privado. Mas então os PIEF's, os CEF's, os EFA's, a formação artística, etc, que também não existem, consideram-se porquê?
    Se leu o relatório, com certeza reparou no quadro com as escolas públicas que saem mais caras. São todas escolas com características muito especiais e que não têm correspondentes no privado. Não acha que considerá-las encareceu bastante o custo médio por aluno?
    Assim é fácil!
    .
    Mas ainda lhe digo mais.
    Mesmo considerando os seus valores, é evidente que a passagem desses alunos para o ensino público sairia muito mais barata ao país, pois a capacidade já está instalada, logo o seu custo seria bem menor que esse custo médio calculado.
    .
    Portanto, pode disfarçar à vontade.
    A forma discreta como só agora comenta o relatório é prova suficiente que ele foi, para cima, um verdadeiro murro no estômago.

    ResponderEliminar
  2. Onde se lê "para cima" deve ler-se "para si".

    ResponderEliminar
  3. Caro Z.
    Esqueceu-se dos projetos Turma Mais, Fénix e Híbrido que também encarecem o preço por alunos das escolas públicas..
    Ah! E esqueceu-se de juntar estes custos: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/115-milhoes-para-cinco-escolas

    O verdadeiro murro no estômago é sabermos que um aluno na escola alemã para cerca de 3500 euros ano e numa escola pública passa dos 4900.
    Pior ainda é sabermos que, colocando os nossos filhos na escola Alemã pagamos os tais 3500euros/ano e ainda damos uma ajuda a pagar os mais de 4900 que a escola pública gasta com os filhos dos outros.

    ResponderEliminar