quinta-feira, 28 de junho de 2012

Saber Português Compensa


Alguns comentários a este poste do general despertaram a minha curiosidade.
Como interpretar o nº ii) da alínea b) do nº1 do artº11?
A alínea b) refere-se ao resultados de um quociente cujo dividendo é a soma de duas ou mais parcelas de tempo de serviço e o divisor é 365 (dias)
As alíneas  i), ii) e iii) são as possíveis parcelas dessa soma...
Obviamente e para qualquer português com, pelo menos, a escolaridade básica concluída a alínea ii) é inintelegível: nem se percebe se se refere a uma parcela da dita soma, nem se percebe quando se inicia (na data da última avaliação?!?!)  a contagem desse tempo nem, tendo-se iniciado, quando termina.
Um legislador formado num CNO por certo.
Inintelegível, nem por isso...
Há quem consiga ler este pretuguês: o dear lindo, pois claro, que até já veio explicar o inexplicável: por sinal, tem a ver com a avaliação:
o ponto ii) só está lá para salvaguardar a contagem do tempo de serviço para efeitos de concurso nos anos intermédios da avaliação. Quem tem regular na avaliação não lhe é contado o tempo de serviço.
Percebe-se que a um professor avaliado com regular não seja contado o tempo de serviço correspondente a esse ciclo, para concurso.
Já não se percebe que, não tendo havido entretanto nova avaliação, esse regular (atribuído ao desempenho durante um ciclo de tempo específico) se propague ao tempo que decorreu depois desse ciclo, que ainda ainda não foi avaliado e pode, no momento certo, vir a ser avaliado com Muito Bom.


ADENDA:
O Arlindo já explicou mais um pouco a coisa.
Acha até que as três alíneas i), ii) e iii) são para somar. Portanto, a alínea ii), que se aplica exclusivamente aos professores de carreira, também é para somar no caso dos que não são de carreira. É isso, Arlindo?
E, já agora, soma-se o quê? O tempo que ocorreu desde a última avaliação em 2011 (em que dia se concluiu, Arlindo?) até quando?

Reitor

2 comentários:

  1. Colegas,
    e os contratados que não foram avaliados nos últimos anos? quer dizer que o tempo que têm não conta?
    Obg

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente acho que não é para levar a sério.

    ResponderEliminar