quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Embuste

se falou em vários locais sobre a formação intensiva que o ME está a promover, durante este mês, junto dos professores.
Uns referiram-se à organização da formação, outros ao calendário e o Ramiro até veio falar nos ganhos e nas perdas.

Hoje soube que esta primeira fase da formação se destina, sobretudo, aos avaliadores: CEs, Comissão de Avaliação e Coordenadores de Departamento.

Mas soube mais: está a ser uma formação totalmente vazia de conteúdo, mal organizada, objectivos etéreos, tempos de abordagem dos assuntos totalmente absurdos, enfim, uma formação incapaz de de alcançar o objectivo que lhe deu origem: aplicação do novo modelo de avaliação dos professores.

Parece que os formadores se limitam a passar uns porpointes e, aos costumes, nada dizem porque nada sabem. É uma formação que desafia os formandos a "construírem" os modelos e instrumentos mais adequados a cada escola. E têm-se visto instrumentos e modelos, olarila! Os formadores, preparados a martelo sobre um modelo de avaliação estúpido e asinino, limitam-se, coitados, a debitar uns lugares comuns e na falta de assunto, entregam uns guiõezitos aos pobre professores formandos para estes fazerem o trabalho que nem os formadores nem, pelo que consta, os especialistas sabem fazer. Tem sido esta a formação em vários pontos do país.
Ou seja, as acções começam e terminam umas horas depois sem nada se ter construído, excepto umas conversas de amigos que se vêem apenas de vez em quando.
Claro que os euros vão correndo como correram os do FSE a partir de 1986. A uma velocidade superior pelo que se percebe...
Mas, se pensarmos bem, esta "formação" faz parte do maior embuste educativo de que tenho memória - o rosto desta fraude são os "resultados" obtidos nos exames. O ME está a preparar-se para legitimar o modelo de avaliação através de uma formação fictícia sobre um modelo de avaliação que ninguém defende, a não ser os seus criados. Em Setembro, MLR dirá aos srs. professores e sindicatos: o modelo de avaliação está preparado para ser aplicado em todo o país porque foi feita formação a milhares de professores avaliadores. A velhacaria está aqui mesmo: terá sido feita formação a milhares de professores.
Reitor

2 comentários:

  1. Esta merdosa política educativa tem como único objectivo descredibilizar o ensino público. Quando bater no fundo, já falta pouco! Têm as portas abertas para deixarem entrar os privados que à custa dos nossos impostos irão enriquecer os mesmos de sempre.

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo. Estive lá e reconheço-me na descrição feita.

    ResponderEliminar