terça-feira, 15 de julho de 2008

"Vê a quais agradas, não a quantos"

Já não chegavam os parâmetros, os itens e os indicadores. Foi preciso inventarem as "dimensões" e os "domínios":

A. Dimensão profissional, social e ética (dimensão transversal)
B. Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
Domínio 1 Assiduidade e cumprimento do serviço lectivo
Domínio 2 Preparação e organização das actividades lectivas
Domínio 3 Realização das actividades lectivas
Domínio 4 Relação pedagógica com os alunos
Domínio 5 Avaliação das aprendizagens dos alunos
Domínio 6 Evolução dos resultados dos alunos, tendo em atenção o contexto socioeducativo
C. Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade
Domínio 7 Prevenção e redução do abandono escolar, tendo em atenção o contexto socioeducativo
Domínio 8 Participação na escola
Domínio 9 Participação nas estruturas de orientação educativa e nos órgãos de gestão da escola
Domínio 10 Relação com a comunidade
Domínio 11 Desenvolvimento de projectos de investigação, desenvolvimento e inovação educativa
D. Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida
Domínio 12 Formação contínua e desenvolvimento profissional


E os "componentes" e os "elementos" que surgem na página 10:

1.4. Cada dimensão – operacionalizada nos domínios referidos e seus componentes
– seja articulada com os objectivos individuais de desempenho, relacionando-os
com o projecto educativo de escola, os projectos curriculares de escola e de turma
e outros instrumentos de planeamento e orientação curricular e pedagógica;
1.5. Em cada domínio, o número de componentes seja limitado ao estritamente necessário,
visto que estes são elementos que servem para clarificar o sentido dos
domínios no quadro da respectiva dimensão
.

Mas, admitindo a hipótese de os avaliadores ainda não terem ficado xexés com esta dose, eis que os "professores" que constituem o CCAP ainda inventaram um "campo" nos instrumentos de registo. Para "anotar os factores situacionais" dizem eles (acho que queriam dizer "situacionistas"):

2.2. Nos instrumentos de registo se crie um campo para anotar os factores situacionais
e os aspectos essenciais que permitam descrever o contexto socioeducativo
em que o avaliado desenvolve a sua actividade
.

E genuflexão colectiva é de tal forma visível que os membros do CCAP criticam a utilização dos resultados escolares na avaliação dos professores, mas são incapazes de, em sete (7) recomendações, recomendarem à tutela deles, preto no branco, que não sejam consideradas na avaliação dos professores as notas que estes dão aos seus alunos.
Não esperava outra coisa destes sábios...
Reitor

1 comentário:

  1. Há sempre alguém que é mais papista que o Papa... e com falinhas mansas conseguem complicar ainda mais o que já é uma complicação danada e que vai trazer às Escolas um ambiente de cortar à faca... dividir para reinar...

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