domingo, 5 de agosto de 2018

Quando Não Se Conhece o Negócio e Não Se Tem Uma Política Educativa... Ouvem-se Aqueles Que Esperam Decisões


O Ministério da Educação entendeu ouvir os professores, peritos, famílias e alunos sobre o estado do currículo. A opinião é praticamente unânime: os programas são extensos
Todo o "artigo de opinião"  tresanda a "achismo": 
A extensão dos programas tem várias consequências: os alunos não têm tempo para consolidar aprendizagens; não têm tempo para treinar, falhar e aplicar o conhecimento em novas situações
e a demagogia da mais barata: 
De forma particularmente grave, não sobra tempo para a inclusão dos alunos com mais dificuldades. Se não acompanham o ritmo a que os programas extensos obrigam, a única solução é encaminhá-los para outras ofertas ou para outros espaços
Já para não falar de alguns delírios :
Os professores reportam que vivem na angústia de ter de “dar o programa”, ainda que conscientes de que muitos alunos não estão a aprender. As aprendizagens tornam-se superficiais e facilmente descartáveis.

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