sábado, 8 de dezembro de 2012

Tens Razão. Todos Ganham. O Grupo do P.S. Também. Mas Menos, Muito Menos Do Que Hoje.


A livre concorrência e a competição entre escolas estatais e escolas privadas têm vantagens para ambas. Os estudos sobre o impacto das charter schools, escolas com contratos de associação e escolas estatais com gestão privada nos resultados escolares dos alunos mostram o seguinte:

 #1 De início, os resultados das escolas privadas, charter schools, escolas com contratos de associação e escolas estatais com gestão privada são superiores aos resultados das escolas estatais tradicionais. Com o passar dos anos e com o alargamento da rede de charter schools, escolas com contrato de associação e escolas estatais com gestão privada a diferença de resultados entre o setor de gestão privada e o setor estatal diminui.

#2 A diminuição das diferenças entre os resultados da rede de escolas de gestão privada e a rede de escolas estatais tradicionais deve-se ao efeito da livre concorrência e da competição entre escolas. As más escolas estatais acabam por fechar por falta de procura. Muitas escolas estatais com resultados medíocres evoluem positivamente nos resultados pelo efeito da pressão que a livre concorrência exerce sobre elas: se não quiserem fechar têm de melhorar os resultados. E, regra geral, melhoram.

Os estudos provam que a livre escolha das escolas - a introdução de livre concorrência e competição no sistema - tem vantagens para todos os setores e todos os tipos de escola.

Qualquer um de nós conhece, por experiência própria, os efeitos benéficos para o consumidor e os utentes da introdução de livre concorrência. O exercício de uma atividade em regime de quase monopólio anda associado, regra geral, a serviços demasiado dispendiosos e medíocres. Regra geral, os serviços prestados em regime de quase monopólio e com proteção estatal estão orientados para a satisfação das necessidades e interesses dos funcionários e da burocratas que neles trabalham e não, como devia ser, orientados para a satisfação das necessidades dos clientes e utentes. Por que razão há de ser diferente com as escolas e a educação?

Para saber mais
          Novas tendências de reforma das escolas
          eBook Livre Escolha das Escolas 
 
Reitor

1 comentário:

  1. Educação = concorrência

    Alunos = clientes e utentes

    Enxerga-te, atrasado, e, de caminho, vai aprender a escrever em português escorreito.

    Ele há cada atraso!!!

    Ó palerma, a Suécia - o teu modelo - está em franco declínio nos estudos comparados e apenas um ou dois lugares à nossa frente.

    ResponderEliminar