Após mais de 350 reuniões entre as Direções Regionais de Educação e escolas, agrupamentos e autarquias, o Ministério da Educação e Ciência concluiu a primeira fase das agregações de escolas para o próximo ano letivo. Este processo resultou em 115 novas unidades orgânicas, conseguidas através de um amplo consenso em que, em cada caso, a maioria dos intervenientes manifestou o seu acordo.
Apesar de largamente concluído no essencial, o diálogo com as autarquias, escolas e agrupamentos continua a ser desenvolvido em alguns concelhos e propostas de agregação.
O ministro Nuno Crato acaba de obter uma importantíssima vitória política: fez desaparecer 121 escolas e agrupamentos escolares de uma só penada. E, sublinhe-se, com o ACORDO da maioria dos intervenientes.
De um conjunto de 236 escolas e agrupamentos escolares fez 115 novas unidades de gestão (nome feio este).
Com o acordo da maioria das autarquias, escolas e diretores conseguiu uma poupança para o país de, pelo menos, 121 secretarias, 121 diretores, 121 subdiretores e 242 adjuntos.
Esta nova atitude de busca de consensos é muito útil ao país e deve ser sublinhada.
Parabéns Nuno.
Reitor
Caro Reitor:
ResponderEliminaro texto que cita (conseguidas através de um amplo consenso em que, em cada caso, a maioria dos intervenientes manifestou o seu acordo) é falso. Dou-lhe um exemplo: na reunião da DREC das Escolas de Leiria que teriam de agrupar (com diretores e presidentes dos CG's) as duas Escolas que agruparam em Leiria disseram que, por motivos de rivalidade local, NUNCA aceitariam que se agrupasse Santa Catarina da Serra e Caranguejeira. Foram estas as únicas que agruparam em Leiria...
E, já agora, acha que é possível gerir, a partir de uma Escola Secundária, duas EB 23, trinta Escolas de 1º Ciclo e 10 Jardins-de-Infância? É que as EB 23 vão ficar em autogestão e as Secundárias percebem tanto de 1º Ciclo e Jardins-de-Infância como como eu de teologia islâmica...
ResponderEliminarE há casos em que há números superiores aos citados.
No me caso, fundiram-se três agrupamentos! Todos foram taxativamente contra e os Conselhos Gerais disseram isso. Não valeu de nada!
ResponderEliminarSão só quatro eb23, uma secundária e mais de 20 EB1. É inacreditável.
Ok. Meus caros. Penitencio-me, afinal o acordo não foi total nem geral.
ResponderEliminarMas que o Crato se saiu bem, não há dúvida.
A agregação de escolas não deve ser um fim em si mesma e haverá agregações que se justificam e outras que serão uma aberração, não duvido.
Mas que o Crato se saiu bem, não há dúvida.
E as poupanças serão notórias, inclusivamente em horários de docentes, como este amigo bem sabe mas faz de conta que não sabe
http://educar.wordpress.com/2012/05/21/que-autonomia/
E a autonomia das escolas está para as agregações como o cabelo para a inteligência