domingo, 20 de maio de 2012

Uma Questão De Atitude



O ministro Nuno Crato acaba de obter uma importantíssima vitória política: fez desaparecer 121 escolas e agrupamentos escolares de uma só penada. E, sublinhe-se, com o ACORDO da maioria dos intervenientes.
De um conjunto de 236 escolas e agrupamentos escolares fez 115 novas unidades de gestão (nome feio este).
Com o acordo da maioria das autarquias, escolas e diretores conseguiu uma poupança para o país de, pelo menos, 121 secretarias, 121 diretores, 121 subdiretores e 242 adjuntos.

Esta nova atitude de busca de consensos é muito útil ao país e deve ser sublinhada.

Parabéns Nuno.


Reitor

4 comentários:

  1. Caro Reitor:

    o texto que cita (conseguidas através de um amplo consenso em que, em cada caso, a maioria dos intervenientes manifestou o seu acordo) é falso. Dou-lhe um exemplo: na reunião da DREC das Escolas de Leiria que teriam de agrupar (com diretores e presidentes dos CG's) as duas Escolas que agruparam em Leiria disseram que, por motivos de rivalidade local, NUNCA aceitariam que se agrupasse Santa Catarina da Serra e Caranguejeira. Foram estas as únicas que agruparam em Leiria...

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  2. E, já agora, acha que é possível gerir, a partir de uma Escola Secundária, duas EB 23, trinta Escolas de 1º Ciclo e 10 Jardins-de-Infância? É que as EB 23 vão ficar em autogestão e as Secundárias percebem tanto de 1º Ciclo e Jardins-de-Infância como como eu de teologia islâmica...

    E há casos em que há números superiores aos citados.

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  3. No me caso, fundiram-se três agrupamentos! Todos foram taxativamente contra e os Conselhos Gerais disseram isso. Não valeu de nada!
    São só quatro eb23, uma secundária e mais de 20 EB1. É inacreditável.

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  4. Ok. Meus caros. Penitencio-me, afinal o acordo não foi total nem geral.
    Mas que o Crato se saiu bem, não há dúvida.
    A agregação de escolas não deve ser um fim em si mesma e haverá agregações que se justificam e outras que serão uma aberração, não duvido.
    Mas que o Crato se saiu bem, não há dúvida.
    E as poupanças serão notórias, inclusivamente em horários de docentes, como este amigo bem sabe mas faz de conta que não sabe
    http://educar.wordpress.com/2012/05/21/que-autonomia/
    E a autonomia das escolas está para as agregações como o cabelo para a inteligência

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