quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Poça! É muito Mais Preocupante Do Que Parecia.


Se hoje volto ao tema é porque foram divulgados os resultados da última prova de avaliação dos professores (PACC). Em 2490 professores, 854 (34,3%) reprovaram. Entre os 544 professores que realizaram a prova pela segunda vez (porque reprovaram numa edição anterior), mais de metade (53,1%) voltou a não conseguir a aprovação. No global, só 34,7% dos candidatos não deu erros ortográficos – e 36,2% deu três ou mais erros

Tem toda a razão o Alexandre.
E não adianta pintar o cenário de cores mais quentes. Nem dizer os que os que fizeram a PACC não são professores. Ou, para desviar as atenções que não estão a dar aulas.
O que conta é que são PROFESSORES ENCARTADOS. São indivíduos com carteira profissional passada pelo Estado e aptos a dar aulas. Alguns já deram muitas aulas. Alguns dariam aulas se não fosse a prova do Crato.
O que conta é que nunca houve prova de acesso ao exercício da profissão docente e, agora que há, percebe-se da possibilidade de termos milhares de professores nos agrupamentos de escolas públicas (mais de 36% de todos eles), a dar aulas aos nossos filhos e netos e a dar erros ortográficos que se fartam.
Isso é que dói, independentemente da quantidade de hienas que se atravessam no caminho.
Crato terá aqui um trunfo eleitoral para oferecer a Passos. Sem dúvida.
A única boa notícia é que há milhares de docentes no ensino público a quem confiamos sem qualquer reserva a educação dos nosso jovens. Isso é bom.



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Em Cada Esquina Um Amigo Da Avaliação Centralizada

O Draghi esfalfa-se todo para não deixar a Europa entrar em deflação. É mais perigosa a deflação de que a inflação, por isso defende uma inflação próxima dos 2% e políticas monetária expansionistas.

Em tempos de deflação e de escassez de alunos, o defensor do Grande Estado está contra a inflação de notas.
E parece estar contra as escolas privadas satisfazerem os seus "clientes" (a referência às públicas é para disfarçar).
Apenas não diz qual deve ser a escala para avaliar "justamente" os alunos. Muito menos se atreve, ainda, a avaliá-los ele.
Aguardemos...
 
 
 

sábado, 24 de janeiro de 2015

O Porto Vai à Frente ... Na Inflação de Notas

 



Oh! Estou surpreendidíssimo.
Não é só nos resultados desportivos que há gajos a fazer batota. Também há batota nas notas dos alunos.



A Sério?




Precisamente o Que Precisamos Em Portugal: Salvar Vidas.


Hi! Hi! Hi!




segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Em Portugal Há Um Ministério da Educação e Ciência, Sabiam?


 
Os europeus admiram-se com as nossas especificidades. Mal sabem eles a dimensão do escândalo. E Portugal, a educação está tão avançada, tão avançada que os professores que avaliam professores também não assistem às aulas dos avaliados. Muito menos os diretores das escolas portuguesas assistem às aulas dos professores que "dirigem".
Parece escandaloso, mas não é. É antes um estádio superior de organização educativa, um modelo sui generis.
 
 
 
 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

domingo, 4 de janeiro de 2015

A Lei é Igual Para Todos Os Que São Iguais. Para Os Restantes, o Presidente Da República Dá Uma Ajuda



O artigo de hoje do JN e esta simples frase de Mário Soares consubstanciam toda uma forma de fazer política, de viver a vida e ver o mundo.
Faz-se política para favorecimento individual e dos amigos. Vive-se bem à custa dos favores Estado e de uma justiça amiga. O mundo é dos mais fortes e daqueles que têm bons amigos.
De duas uma: ou Mário Soares é mesmo assim e enganou milhares de portugueses durante muitos anos; ou Mário Soares só é assim porque está ché-ché.
De uma forma ou de outra, é absolutamente inadmissível e inaceitável ver e ler um ex-Presidente da República (que ainda recebe por isso) a defender que a justiça portuguesa aplique leis de acordo com os estatuto dos criminosos.
E a ameaçar o Presidente da República, que deve intervir a favor do amigo Sócrates (em nome dos portugueses!?) para que outros amigos intervenham a seu favor quando deixar de ser presidente.
É preciso descer muito baixo... Ou estar tolinho.
Adenda:
O passado de uma pessoa é como o azeite.
 
 

Entrevista? Tss. Tss. Foi Um Guião Para Os amigos Presos





quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Trabalho De Equipa


O professor Arlindo convidou alguns colegas e amigos para escreverem no seu blogue, tornando coletivo um projeto pessoal. Tens de pensar na alteração do título do blogue...
Daqui lhes dou as boas vindas fazendo votos para que nunca lhes doa. A mão,  claro.
Bom ano novo