terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Falta de vergonha


O Ministério da Educação (ME) pretende recrutar professores reformados para, em regime de voluntariado, colaborarem no apoio aos alunos nas salas de estudo, em projectos escolares ou no funcionamento das bibliotecas, entre outras actividades


Um Ministério e um Governo que, desde Março, lançaram mais de 5.000 professores na reforma, alguns com fortes penalizações - "não dá mais para aturar a política do Ministério da Educação" - vêm agora chamá-los à escola para prestar serviço voluntário. E serão avaliados (relatório de onde conste a autoavaliação). A sério!

«Nenhum enfermeiro, médico ou assistente social é substituído por existirem voluntários num hospital», exemplificou Valter Lemos, acrescentando que o projecto de despacho «nasce de uma proposta» de um grupo de professores aposentados que querem exercer voluntariado nas escolas

Quando a falta de vergonha é tão descarada, pouco mais haveria a dizer desta "medida" valteriana...
Espera aí. Alto lá.
Há dois factos relevantíssimos nesta notícia do DESTAK:
1 - "Para a coordenação do trabalho voluntário será criada ao nível de cada Direcção Regional de Educação uma estrutura própria"
2 - "O projecto de despacho foi remetido para o Conselho das Escolas, tendo em vista a emissão de um parecer".

Hum! A criação de uma estrutura própria nas DRES (dizem-me as más línguas que na DRELVT já está criada) e a intervenção do Conselho das Escolas no assunto dão-nos garantias da qualidade do projecto. Se é piada? Nem pensar!
O Assunto é tão sério que me vêm as lágrimas aos olhos.
Reitor

6 comentários:

  1. Há coisas que não fazem sentido,mais parece uma "paródia" nacional! No momento em que todos dias há despedimentos e o governo apresenta um plano de acção contra o desemprego, é o mesmo governo, pela mão sapiente dos responsáveis ministeriais da educação, que promove o recrutamento voluntário de docentes aposentados!
    Sinceramente...

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que diga!
    Acho mesmo uma palhaçada! Ah... e gas grandes!
    Viva Valter Lemos!

    ResponderEliminar
  3. Tudo o que sai do ME traz água no bico.

    ResponderEliminar
  4. Lá que tem dado umas barrigadas de riso, tem. Pode ser esse o objetivo. Eles não preenchem OIs mas desconfio que quiseram pôr-nos a rir.
    Os colegas reformados andam a pregar partidas uns aos outros - "amanhã tens que te apresentar na escola, não há funcionários e os reformados têm que ir ...
    Perderam os professorzecos, querem encontrar os reformados.
    E já leram o projeto? Está cheio de instruções, tudo muito premeditado.

    ResponderEliminar
  5. Deixei um mimo para ti no meu blog.
    Um abraço

    A Caçadora de Tesouros
    (que Não entregou O.I.)

    ResponderEliminar
  6. Deixei um mimo para ti no meu blog.
    Um abraço

    A Caçadora de Tesouros
    (que Não entregou O.I.)

    ResponderEliminar