terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Morrendo o Bicho, Acaba-se a Peçonha

O Ministro da Educação anda a dizer ao país que vai operar uma revisão curricular para acabar com aquilo que não é essencial (formação cívica e estudo acompanhado) e reforçar a carga horária das disciplinas mais importantes. O que se compreende, não só para libertar a Educação do lixo tóxico que é o eduquês como também para ajudar o país a poupar recursos e a sair da crise.
O ministro quer emagrecer o currículo reduzindo-o ao essencial, mas está mal acompanhado neste desiderato. A má companhia é o conselho das escolas (que ele bem podia ter extinguido, contribuindo para sanear o país).
Percebo que o ministro queira ouvir este conselho: se os seus membros lhe dizem para reduzir, ele sabe bem que deve aumentar; se disserem para abrir, ele saberá que deve fechar. Sem falhas, este conselho socialista-comunista aconselhará sempre mal.
Crato quer eliminar o estudo acompanhado e a formação cívica, o Conselho quer que ele mantenha uma e outra.
E vai ainda mais longe: aconselha o ministro a aumentar as horas de formação cívica. Como do 5º ao 10º ano era pouco, propõem formação cívica do 5º ao 12º ano. E é no 12º ano que a formação cívia é deveras "fundamental" como diz o Presidente do Conselho, Manuel Esperança:

E no estudo acompanhado a "mexidela" é do mesmo calibre:  se o ministro propõe que se eliminem três horas curriculares no 2º ciclo (formação cívica e estudo acompanhado), para aliviar os alunos de tralha pedagógica, o conselho de escolas diz-lhe que deve eliminar as três horas, sim senhor, mas deve também acrescentar cinco horas de apoio ao estudo.

Parafraseando o Presidente Esperança, caro ministro Crato penso que uma boa mexidela seria poupar-nos da existência de um conselho de escolas que serve apenas de contra-poder ao seu Governo.





Reitor

4 comentários:

  1. Na verdade não se compreende como se continua a tomar o Conselho de Milú como um parceiro válido para a qualificação do ensino em Portugal. Trata-se de uma associação de amigos de Sócrates que as D'res ajudaram a ganhar as eleições. Nada mais é que isso. E o que defendem é a manutenção do EA e da FC para adjuntos, assessores e coordenadores, fazerem de conta que têm componente letiva.

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  2. Acabe-se com o Conselho de escolas. Pelo que estou a observar não serve para nada.............

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  3. acabar com a raça dos reitores fascistóides é que era...
    pendurados num pelourinho, esquartejados e deixados a apodrecer aos bichos e teríamos enormes ganhos para a educaç
    ao e a cidadania.

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  4. Porque é que o caríssimo "Rector" não faz um ordálio durante os conselhos? Podia ser o do fogo ou o da água.

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